Abordagem Metodológica para a Avaliação do Desenvolvimento das Infraestruturas de Transporte nas Capitais Megapolitanas: Estudo de Caso de Moscou
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7349054Palavras-chave:
Infraestrutura de Transporte, Desenvolvimento Espacial, Megalópole, Desenvolvimento Social e Econômico Regional, Método do ÍndiceResumo
O objetivo do estudo é identificar e analisar a ligação entre as tendências do desenvolvimento social e econômico de Moscou e os fatores de desenvolvimento das infraestruturas de transporte (IET). Os principais métodos de investigação são o método do índice e a modelação econômica e matemática. Este método ajudou a especificar os fatores de infraestrutura que determinam o desenvolvimento espacial da cidade e racionalizar as decisões de gestão destinadas a otimizar o desenvolvimento de vários tipos de transporte, comunicações e tipos de transporte para assegurar um desenvolvimento social e econômico sustentável da capital. É apresentada a abordagem do autor ao cálculo do índice de qualidade das IET, que permite, em contraste com metodologias semelhantes, uma análise mais profunda da forma como o fator ambiental influencia o desenvolvimento espacial do território. Utilizando o índice, foram identificados os padrões mais gerais no desenvolvimento das IET de Moscou para o período de 2000 a 2020. Propõe-se um algoritmo para o desenvolvimento da IET de uma megalópole, o que sugere a diferenciação das decisões de gestão para aumentar o nível do estado social e econômico do território. O valor prático do trabalho consiste em determinar o impacto do desenvolvimento das IET sobre as tendências de investimento e crescimento econômico na região.Conclui-se que o desenvolvimento e melhoria da qualidade das IET são atualmente os principais fatores do crescimento econômico das regiões.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo desta revista (ABET), entre 2011 e 2018, foi licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). A partir de 2019, o tipo de licença que a revista passou a adotar é Creative Commons 4.0 / Internacional (CC BY 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2019.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, modificar, transmitir, expor publicamente, e inclusive usar para fins comerciais, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.