Riscos Geopolíticos e Chegadas Turísticas Internacionais à Turquia: um Estudo de Causalidade
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5771032Palavras-chave:
Riscos geopolíticos, Demanda turísticainternacional, Imagem do destino turísticoResumo
Este estudo teve como objetivo examinar a conexão causal entre os riscos geopolíticos e as chegadas de turistas internacionais na Turquia. A causalidade foi testada entre índices de risco e demanda de visitantes estrangeiros em dados mensais. A Turquia foi selecionada porque muitos riscos geopolíticos ocorreram nas últimas duas décadas e há muitos anos o risco de terrorismo chamado PKK. Os índices de risco geopolítico foram criados a partir de notícias baseadas nas questões. A causalidade foi testada usando Toda-Yamamoto e causalidade assimétrica foi testada usando o método Hatemi-J no período de 1998-2019. Os resultados do estudo mostraram que existe uma causalidade unidirecional entre os riscos globais e as chegadas de turistas à Turquia, e uma causalidade bidirecional entre o risco doméstico e as chegadas de turistas. Os resultados do teste Hatemi-J apóiam as conclusões de que a causalidade de choques positivos de riscos causa choques negativos nas chegadas de turistas e vice-versa. Com isto, pode-se dizer que a demanda turística para a Turquia, no contexto de visitantes estrangeiros, foi afetada por riscos geopolíticos globais ou domésticos. Isso pode ser um sinal de que a Turquia tem um problema de terrorismo impulsionado pelo turismo que visa o turismo e a economia turcos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo desta revista (ABET), entre 2011 e 2018, foi licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). A partir de 2019, o tipo de licença que a revista passou a adotar é Creative Commons 4.0 / Internacional (CC BY 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2019.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, modificar, transmitir, expor publicamente, e inclusive usar para fins comerciais, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.