O “Espaço Turístico” a Partir da Multiescalaridade Territorial: complexidade e sistematização conceitual

Authors

  • Daniel Hauer Queiroz Telles Universidade Federal do Pampa
  • Vander Valduga Universidade Federal do Parana/UFPR

Keywords:

Espaço turístico, Multiescalaridade, Epistemologia, Interdisciplinaridade

Abstract

Há algumas décadas o termo “espaço turístico” vem conformando-se como um elo integrador de abordagens disciplinares. Ao avançar como área de conhecimento autônoma, o turismo passa a deixar lacunas para a sua abordagem espacial, uma vez que desconsidera sua concepção ontológica - desde a geografi a – em detrimento de sustentações metodológicas, não raro, insufi cientes. Próprio de uma época em que os fl uxos se densifi cam, o turismo como expressão social de relevância econômica permite à geografi a o lançamento de um olhar múltiplo sobre as relações entre sociedade e espaço. O território em que o turismo estabelece-se, de modo relevante, está munido de desafi os metodológicos para sua análise. Buscando avançar, a partir de perspectiva multiescalar sobre o turismo, em dois momentos distintos da discussão – antes e depois da desconstrução do “espaço turístico”. O presente trabalho de cunho teórico sugere parâmetros integrados à abordagem geográfi ca do turismo. Entende-se que, alinhando-se aos desafi os do paradigma da complexidade e de correntes do pensamento geográfi co contemporâneo, esta discussão possa redimensionar as utilização e importância do “espaço turístico” enquanto pretensa categoria de análise da abordagem geográfi ca do turismo. Desta forma, esboça elementos para discussão teórico-metodológica que possam somar esforços no estabelecimento de superação epistemológica.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRUBAKER, R. Au-delà de la identité. Recherche en Sciences Sociales, Actes... 2001. Disponível em:<http://www.cairn.info>. Acesso em 14 de maio de 2014.

CASTRO, I. E. Análise geográfica e o problema epistemológico da escala. In: Anuário do Instituto de Geociências. V. 15, Rio de Janeiro, 1992.

__________. Problemas e alternativas metodológicas para a região e o lugar. In: Souza, M. A. et al. (Org.). Natureza e sociedade de hoje: uma leitura geográfica. São Paulo: Hucitec, 1993.

__________. O problema da escala. In: Castro, I. E.; Gomes, P. C. C.; Corrêa, R. L. (Eds). Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

CORRÊA, R. L. Organização espacial: dimensões, processos, forma e significado. Conferência proferida na abertura do I Congresso Brasileiro de Organização do Espaço: em 05 de Outubro de 2010. Anais... Rio Claro: Universidade Estadual Paulista, 2010.

GOMES, P. C. C. Um lugar para a Geografia: contra o simples, o banal e o doutrinário. In: Mendonça, F. Lowen-Sahr, C. L.; Silva, M. Espaço e Tempo: complexidade e desafios do pensar e do fazer geográfico. (org). Curitiba: Anpege, 2009. HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multi-territorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2004.

KANITZ, H. G.; TRIGUEIRO, R. P. C.; ARAÚJO, M. A. D.; SOUZA, W. J. Plano Nacional de Turismo 2007/2010: da análise do conteúdo ao desafio das práticas. In: Anais do VI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Turismo. Anais... São Paulo, SP, 2009.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1991.

LACOSTE, Y. A Geografia. Isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 2010.

MACHADO, L. O. Angra dos Reis: Porque olhar para o passado. In: Diagnóstico socioambiental do município de Angra dos Reis. Rio de Janeiro: convênio Furnas – UFRJ, 1995.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa. Instituto Piaget, 1990 [2008].

MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand, 2003.

_______. O método 5. A humanidade da humanidade: a identidade humana. Porto alegre. Sulina, 2007.

MORIN, E; LE MOIGNE, J-L.A inteligência da complexidade. São Paulo: Fundação Peirópolis, 2000.

RACINE, J.B.; RAFFESTIN, C.; RUFFY, V. Escala e ação, contribuições para uma interpretação do mecanismo de escala na prática da Geografia. Revista Brasileira de Geografia. V. 45 (11): 123-135. Rio de Janeiro, jan/mar, 1983.

RAFFESTIN, C. Pour une géographie du pouvoir. Paris: Litec, 1980.
_________. Por uma geografia do poder. França. São Paulo: Á tica, 1993.

ROUX, M. O Re-encantamento do território: o território nos rastros da complexidade. In: Da Silva, A. D.; Galeno,A (Orgs.). Geografia: ciência do complexus: ensaios transdisciplinares. Porto Alegre: Sulina, 2004.

SANTOS, M. et al. O papel ativo da geografia: um manifesto. XII Encontro Nacional de Geógrafos. Florianópolis, 2000.

SANTOS, M. A Natureza do espaço: Técnica e tempo razão e emoção. 4ª Reimpressão (1996). São Paulo: Edusp, 2008.

TELES, R. Fundamentos geográficos do turismo. Elsevier, Rio de Janeiro, 2009.

TELLES, D.H.Q. Possibilidades de reorganização territorial apoiada na imagem náutica a partir de Angra dos Reis/RJ. Programa de Geografia Humana da Universidade de São Paulo (Tese de Doutorado em Ciências), São Paulo, 2012.

TELLES, D.H.Q. A complexidade em processo na turistificação de lugares e outros desafios urbanos: um ensaio teórico. In: Revista TURyDES. Vol.6, nº15.Dezembro, 2013.

VALDUGA, V. Raízes do turismo no território do vinho: Bento Gonçalves e Garibaldi - 1870 a 1960 (RS/Brasil). Programa de Pós-graduação em Geografia (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

VALDUGA, V. Sujeito turístico e espaço turístico: Possibilidades teórico-metodológicas para os estudos do 481-492, 2012.

SANTANA, X.; AZEVEDO, C. Turismo e espaço: uma leitura geográfica da interferência da atividade turística no processo de (re)organização sócio-espacial do município de João Pessoa-PB. Scripta Nova. Revista electrónica degeografía y ciencias sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona, 1 de agosto de 2005, vol. IX, núm. 194 (116). <http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-194-116.htm.

YÁZIGI, E. Saudades do Futuro: por uma teoria do planejamento territorial do turismo. São Paulo: Plêiade, 2009.

Published

2015-12-11

How to Cite

Telles, D. H. Q., & Valduga, V. (2015). O “Espaço Turístico” a Partir da Multiescalaridade Territorial: complexidade e sistematização conceitual. Anais Brasileiros De Estudos Turísticos, 5(3), 8–16. Retrieved from https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3099

Issue

Section

PESQUISA EMPÍRICA / EMPIRICAL RESEARCH / INVESTIGACIÓN EMPÍRICA