Pós-graduação em Lazer na América Latina: Tensões entre a Formação Profissional e o Mercado de Trabalho
Keywords:
Lazer, Formação, Mercado de trabalhoAbstract
Considerando os cursos de mestrado em Lazer/Tiempo Libre/Recreación desenvolvidos no contexto latino-americano, este artigo tem como objetivo discutir a relação entre formação e mercado de trabalho, bem como o papel das universidades neste processo. Embora o texto tenha sido fruto de uma pesquisa bibliográfica específica sobre o tema, a metodologia da pesquisa envolveu também a realização de entrevistas e de grupo focal. As análises empreendidas evidenciaram que a maioria dos cursos investigados tem enfoque profissional e procuram formar pessoas qualificadas para atender as demandas do mercado. Este aspecto foi priorizado na revisão bibliográfica apresentada neste texto, que levantou fundamentos para discutir as temáticas da formação, atuação e mercado de trabalho considerando o papel das instituições formativas na preparação de professores, pesquisadores e profissionais em nível de mestrado. Espera-se que esta pesquisa estimule a realização de estudos sobre a pós-graduação na América Latina na área do turismo, por exemplo, buscando conhecer as interfaces entre as propostas brasileiras e as existentes em outros países da região.Downloads
References
CUNHA, L.A. Autonomia universitária: Teoria e prática. In: Universidad e investigación científica. Vessuri, H. Buenos Aires: CLACSO, 2006.
DEMO, P. Pesquisa e Construção de Conhecimento’: Metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.
FERNANDES, V.L.C.; MONTENEGRO, G.M. Lazer e currículo: um olhar sobre o curso de educação física da universidade do estado do Pará entre 1999-2008. III Curso de Especialização em Lazer realizado pelo Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará, Campus Belém, 2010.
FOLLARI, Roberto. Modificaciones epistemológicas actuales, oferta educativa y planificación curricular. Revista Educação. Porto Alegre, n.2 (56), p.171-183, mai./ago. 2005. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/412 >. Acessado em 10 mai. 2011.
FOLLARI, Roberto. El curriculum y la doble lógica de inserción: Lo universitario y las prácticas profesionales. Revista Iberoamericana de educación superior (RIES). N. 2, V. 1, p.20-32, 2010. Disponível em: <http://ries.universia.net/index.php/ries/article/view/51> Acessado em: 05 jun. 2012.
GOMES, C.M; REJOWSKI, M. Lazer enquanto objeto de estudo científico: Teses defendidas no Brasil. Revista Licere, Belo Horizonte, v.8, p.9-28, 2005.
GOMES, C.L. Lazer e formação profissional: Saberes necessários para qualificar o processo formativo. In: FORTINI, J.L.M.; GOMES, C.L.; ELIZALDE, R. (Orgs.). Desafios e perspectivas da educação para o lazer = Desafíos y perspectivas de la educación para el ócio = Challenges and Propects of Education for leisure. Belo Horizonte: Editorial SESC/Otium, 2011. p.33-46.
GOMES, C.L. Estudos do Lazer e geopolítica do conhecimento. Revista Licere. Belo Horizonte, V.14, N.3, p.1-25, 2011a. Disponível em: <http://www.anima.eefd.ufrj.br/licere/pdf/licereV14N03_ar1.pdf.>. Acesso em 03/03/2012.
ISAYAMA, H.F. Recreação e Lazer como integrantes de currículos dos cursos de graduação em Educação Física. Campinas: Faculdade de Educação Física da Unicamp, 2002.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
LIMA, M. C. Transdisciplinaridade e Construção do Conhecimento: O Desafio de uma Nova Acção Pedagógica. 2008. Disponível em http://www.webartigos.com/artigos/transdisciplinaridade-e-construcao-do-conhecimento-o-desafio-de-uma-nova-accao-pedagogica/7646/. Acessado em 24 de dezembro de 2011.
LÓPEZ SEGRERA, F. Escenarios Mundiales y Regionales de la Educación Superior. Revista Avaliação. Campinas/Sorocaba, V.2, N.3, 2007.
MORIN, E. Complexidade e transdisciplinaridade. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
PAVIANI, J.; POZENATO, J.C. Universidade em Debate. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, Coleção Ciclo, 1980.
SAVIANI, D. Saber escolar, currículo e didática: problemas de unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas: Autores Associados, 1994.
SILVA, T. T. Documentos de identidade - Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SOARES, R. D. A concepção socialista da educação e os atuais paradigmas da qualificação para o trabalho: Notas introdutórias. Educação & Sociedade, ano XVIII, nº 58, 1997.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This journal provides immediate open access to its content, following the principle that providing free scientific knowledge to the public provides greater democratization of world knowledge.
Authors must agree to the following terms relating to copyrights:
(a) Authors keep all copyright and grant the to the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allowing job sharing with recognition of authorship of the work and initial publication in this journal.
(b) Authors are allowed to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this magazine.
(c) Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on your personal page) since they do not do this before or during the editorial process, as this can generate productive interchange, as well as increase the impact and citation of work aired. (See Effect of Free Access).