Cenário da Produção Científica na Área de Lazer no Brasil

Authors

  • Andréa Ventura Valdívia Universidade Anhembi Morumbi
  • Daniela Soares de Oliveira Universidade Anhembi Morumbi
  • Luiz Octávio de Lima Camargo Universidade Anhembi Morumbi

Keywords:

Lazer. Turismo. Estado da Arte. Hospitalidade

Abstract

O presente artigo aborda a metodologia denominada de estado da arte produzida por estudos sobre a pesquisa em lazer no Brasil. A pesquisa está fundamentada em metodologia utilizada por Rejowski (1996), Gomes (2004) e Borges (2011), as duas primeiras que investigaram a produção científica em turismo, lazer e, a terceira, em comensalidade em família. Atualmente existem dois estudos relevantes sobre a produção científica em lazer, sendo o primeiro uma dissertação de mestrado e o segundo uma tese de doutorado, que serão exemplificados através dos quais se pretende contextualizar o lazer enquanto objeto de estudo em nosso país e analisar o cenário da pesquisa existente hoje, sobre o tema. Após análise comparativa dos dois estudos, conclui-se que há significativo aumento na produção científica na área de lazer nos últimos 10 anos, chegando a 150% de acréscimo neste estudo. Percebe-se também a necessidade de atualização constante na produção do estado da arte para sanar o problema da dispersão de conhecimento dos estudos na área de Lazer no Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andréa Ventura Valdívia, Universidade Anhembi Morumbi

Mestre em Hospitalidade, docente da graduação e pós graduação da Universidade Anhembi Morumbi

Daniela Soares de Oliveira, Universidade Anhembi Morumbi

Mestranda em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi – Brasil Graduada em Nutrição e Coordenadora do Curso de nutrição da Faculdade ranco Montoro

Luiz Octávio de Lima Camargo, Universidade Anhembi Morumbi

Doutor em Sciences de l`Education pela Univ.Sorbonne-Paris. Docente do Programa de Mestrado em Hospitalidade da Univ.Anhembi Morumbi.

References

BAVARESCO, I. P. 1991.Práticas de participação democrática em projeto de turismo social: interior na praia e redescobrindo o interior.São Paulo: ECA / USP, 359p. (Tese de Doutorado).

BRAGA, L.S. 2005. Uma civilização sem alma: educação e revolução passiva. Campinas. Universidade Estadual de Campinas (Dissertação de Mestrado)


BORGES, A. M. B.2011. Análise da produção bibliográfica sobre comensalidade em família:os artigos levantados na base de dados ISI WEB OF SCIENCE (1990-2011).São Paulo: Anhembi Morumbi. ( Dissertação de Mestrado).

CAMARGO, L. O. L. Os domínios da hospitalidade. In BUENO, M. S. ; DENCKER, A. F. M. (Orgs). Hospitalidade: Cenários e oportunidades. São Paulo:ThoMson,2004.


DUMAZEDIER, J. Questionamento teórico do lazer. São Paulo: Sesc, 1975.

DUMAZEDIER, J. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva, 1999


FERREIRA, A. Lazer operário: um estudo de organização social das cidades.
Salvador: Livraria Progresso, 1959.

GOMES, C. M. 2004. Pesquisa científica em lazer no Brasil: bases documentais e teóricas. São Paulo: ECA/USP (Dissertação de mestrado)


GOMES, C. M.; REJOWSKI, M. Lazer enquanto objeto de estudo científico: teses defendidas no Brasil. Licere, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 9-28, 2005.

ISAYAMA, H.F ;SOUSA, A.P.T. Lazer e educação física: análise dos grupos de pesquisa em lazer cadastrados na plataforma LATTES do CNPQ.Buenos Aires:Revista Digital, Ano 11, nº 99, 2006.


LARANJEIRAS, R. Estado da Arte do Direito Agrário no Mundo Contemporâneo. Associação Brasileira do Direito Agrario: Maranhão,2003. Disponível em: http://www.abda.com.br/texto/RaymundoLaranjeira.pdf Acesso em: 02 de março de 2012.

MARCASSA, L. A invenção do lazer: educação, cultura e tempo livre na cidade de São Paulo (1888-1935). Goiânia: Faculdade de Educação/UFG, 2002.(Dissertação, Mestrado em Educação Brasileira).


MARCELLINO, N. C. Lazer e educação. Campinas: Papirus, 1990.

MEDEIROS, E. B. O lazer no planejamento urbano. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1975.
PEIXOTO, E. O serviço de recreação operária e a conformação da classe operária no Brasil - década de 40. In: VII Seminário de Estudos e Pesquisas, História, Trabalho e Educação, 2006.

REJOWSKI , M. Turismo e pesquisa científica: pensamento internacional x situação brasileira. Campinas (sá & Sá, 2003)as: Papirus, 1996.


Sá, K. O. (2003). Lazer, trabalho e Educação: pressupostos ontologicos dos estudos do lazer no Brasil. Dissertação de Mestrado em Educação . Salvador, Brasil: Universidade Federal da Bahia.

SANTINI, Rita de Cássia Giraldi. 1993. Imaginário dos homens de negócios numa viagem turística pelo espaço arquitetônico da hotelaria. São Paulo: ECA/ USP, 241 p. (Tese de Doutorado)


WERNECK, C. L. G.; STOPPA, E; ISAYAMA, H.F.(Org.). Lazer e Mercado. Campinas: Papirus, 2001

Published

2014-01-10

How to Cite

Valdívia, A. V., Oliveira, D. S. de, & Camargo, L. O. de L. (2014). Cenário da Produção Científica na Área de Lazer no Brasil. Anais Brasileiros De Estudos Turísticos, 3(2), 24–32. Retrieved from https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3015

Issue

Section

PESQUISA EMPÍRICA / EMPIRICAL RESEARCH / INVESTIGACIÓN EMPÍRICA