Explorando a Relação Entre Métricas Controláveis e Indicadores de Desempenho Socioambiental no Contexto do Turismo Responsável, utilizando o Modelo Causal Temporal
DOI:
https://doi.org/10.34019/2238-2925.2020.v10.29960Resumo
Este estudo explora a relação entre as questões controláveis no turismo responsável e os indicadores-chave de desempenho socioambiental utilizando a abordagem de Modelagem Causal Temporal (MTC). A MTC usa uma abordagem autoregressiva para construir um modelo causal para um conjunto específico de séries-alvo a partir de um conjunto de entradas candidatas. Ao contrário das séries temporais convencionais, a modelagem de MTC não utiliza um preditor explícito. É provável que a MTC identifique as entradas controláveis que têm o máximo impacto sobre os indicadores-chave de desempenho. O estudo utilizou dados de séries temporais de 5 anos (2014-2018) sobre indicadores de desempenho sócio-ambiental no contexto do turismo indiano e métricas normalizáveis controláveis relacionadas ao turismo responsável. A análise identificou programas de restauração, reciclagem e reutilização de produtos, conservação biológica, capacidade de carga ecológica e defesa etnocultural como métricas controláveis do turismo responsável e descobriu que compartilhava uma relação significativa com 10 indicadores-chave de desempenho sócio-ambiental. A análise identificou programas de restauração, reciclagem e reutilização de produtos, conservação biológica, capacidade de carga ecológica e defesa etnocultural como métricas controláveis do turismo responsável e descobriu que compartilhava uma relação significativa com 10 indicadores-chave de desempenho sócio-ambiental.
Palavras-chave: Responsabilidad; Sostenibilidad; Causal; Indicadores; Controlable; Turismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo desta revista (ABET), entre 2011 e 2018, foi licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). A partir de 2019, o tipo de licença que a revista passou a adotar é Creative Commons 4.0 / Internacional (CC BY 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2019.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, modificar, transmitir, expor publicamente, e inclusive usar para fins comerciais, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.









