A recusatio e a metapoesia como fundamento poético:

da Elegia ao Samba, de Paulinho da Viola a Propércio.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-3446.2025.v13.45861

Palavras-chave:

Propércio; Paulinho da Viola; Samba; Elegia; Poesia Erótica.

Resumo

O presente artigo pretende explorar os aspectos metapoéticos da elegia romana e do samba, entendendo-os como constituintes fundamentais do discurso poético de ambos. Nesse sentido, entender o estatuto da construção metapoética é imprescindível para entender o conteúdo narrativo de cada obra, seu aspecto político, social e, finalmente, estético. Para além disso, o estudo entendeu ser necessário um foco no topoi da recusatio, posto estar presente na elegia romana, como será discutido, desde sua formulação, contendo aspectos sociais e políticos que modulam o sentido dessa poesia. No samba não seria diferente: ainda que a recusa se limite mais a um dos níveis em que ela aparece na elegia, ainda assim está presente e é intrínseca ao gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof. Dr. Paulo Martins, USP

Paulo Martins tem Graduação em Latim e Grego (1990), Mestrado (1996) e Doutorado (2003) em Letras Clássicas e Livre Docente de Língua e Literatura Latina na Universidade de São Paulo onde desde 1999 atua como Professor, hoje Associado e como Diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (2020-24). Foi Vice-diretor (2016-20); Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas (2009-11) e Vice-chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (2015-16). É Pesquisador do CNPq. Foi Visiting Professor (2012) no King's College London, Visiting Fellow (2013-14) na Yale University e Academic Fellow (2018) do Institute of Classical Studies da School of Advanced Studies da University of London (2018). É coordenador dos convênios internacionais entre a FFLCH/USP e a Università degli Studi "Aldo Moro", Bari e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi Professor de Língua e Literatura Latina em diversas universidades particulares de São Paulo e na Universidade Estadual Paulista (UNESP-Assis), além de ter sido Professor de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa no Ensino Médio em colégios de São Paulo. Já formou Mestres e Doutores. Já supervisionou Pós-doutorado e formou inúmeros pesquisadores de IC. Atuou no movimento docente, tendo sido Vice-Presidente Regional/SP do ANDES-SN (1996-98) e membro de sua executiva nacional. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos - SBEC (2016-17) da qual também já foi seu Vice-Presidente (2010-11). Coordena o núcleo de pesquisa e de estudos "Imagens da Antiguidade Clássica - PROAERA/IAC/USP-UFRJ, credenciado junto a SBEC e CNPq e também o Laboratório de Tradução de Textos e Imagens (LATTIM/USP). É Sócio Fundador da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR) e Sócio Fundador da Organización Iberoamericana de Retórica (OIR). Publicou em diversos veículos de comunicação e tem inúmeros artigos publicados em periódicos com seleta política editorial. Possui quatro livros publicados recentemente: Imagem e Poder. Considerações sobre a representação de Otávio Augusto (2011) pela Edusp; Algumas Visões da Antiguidade (2009) pela 7Letras/Faperj; Literatura Latina (2009) pela IESDE, Elegia Romana - Construção e Efeito (2009) pela Humanitas e Augustan Poetry: New Trends and Revaluations (2019) pela SBEC e Humanitas. Está em preparação o livro: A Representação e seus Limites. Pictura Loquens, Poesis Tacens pela Edusp ainda para 2020. Seus indicadores: Google Scholar 370 citações, índice H = 10 e i10 = 9. SCOPUS 1 citação, Total de auxílios e bolsas FAPESP: 17. Academia.edu: > 1880 seguidores e > 47.615 consultas, author ranking 10.2. ResearchGate: RG score 11.89, h index = 8, reads 13,870, citations 194, recommendations 65, Research Interest 166; citations 188. ORCID: 0000-0002-2321-1033; Researcher ID: C-6135-2012.

Referências

1. Edições modernas e comentários da obra de Propércio

GOOLD, George. P. Propertius Elegies. Edited and translated by G. P. Goold. Cambridge, Ma & London: Harvard University Press, 1990.

GÜNTHER, Hans. G. (Org.) Brill’s Companion To Propertius. Leiden/Boston: Brill, 2006.

FLORES, Guilherme. G. Elegias de Sexto Propércio. Organização e tradução de Guilherme Gontijo Flores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

HEYWORTH, Stephen. J. Cynthia: a Companion to the Text of Propertius. Oxford: Oxford University, 2007.

2. Bibliografia antiga

ARISTÓTELES. Art of rhetoric. Trad.: J. H. Freese. London: The Loeb Classical Library, 1926.

_________. Arte Poética. Trad.: Jaime Bruna. In. A Poética Clássica. São Paulo: Cultrix, 1981.

HESÍODO. Teogonia: A origem dos deuses. Estudo e tradução por Jaa Torrano. 2a ed. São Paulo: Iluminuras, 1991.

HORÁCIO. Arte Poética. Trad.: Jaime Bruna. In. A Poética Clássica. São Paulo: Cultrix, 1981.

VIRGÍLIO. Eneida. Tradução de Carlos Alberto Nunes; organização, apresentação e notas de João Angelo Oliva Neto. São Paulo: Editora 34, 2014.

3. Bibliografia moderna

ACHCAR, Francisco. Lírica e lugar comum: Alguns temas de Horácio e sua presença em Português. São Paulo: Edusp, 1994.

ALLEN, Archibald. W. “Sincerity”and the Roman Elegists. Classical Philology. Vol. 45, no 3. P. 145 – 160. The University of Chicago Press, Jul., 1950.

BARBOSA JUNIOR, Silvio. M. A Irredutibilidade da Arte. 2019. Dissertação (Doutorado em Filosofia: Estética) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. doi:10.11606/T.8.2019.tde-18022021-153941.

BARROS, Diana. Teoria do discurso. 3a ed. São Paulo: Humanitas, 2002.

BOWIE, Ewen. L. “Early Greek Elegy, Symposium and Public Festival”. The Journal of Hellenic Studies, vol. 106 (1986), p. 13-35.

CAMPOS, Aroldo de. Balanço da Bossa. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1968

CAIRNS Francis. J. Generic Composition In Greek And Roman Poetry. Edinburgh: University Press, 1972.

CASTON, Ruth. R. Love as Illness: Poets and Philosophers on Romantic Love. The Classical Association of the Middle West and South, Inc. (CAMWS). The Classical Journal , Feb. - Mar., 2006, Vol. 101, No. 3 (Feb. - Mar., 2006), p. 271-298.

CASSIRER, Ernst. A filosofia das formas simbólicas Vol III: Fenomenologia do Conhecimento. Trad. E. A, Souza. Rev. tec. F. B. Wiebeneicheler. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

________. A Filosofia das Formas Simbólicas Vol II: O Pensamento Mítico. Trad. C. Cavalcanti. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

________. A filosofia das formas simbólicas Vol I: A Linguagem. Trad. Marion Fleischer. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

________. Linguagem e Mito. São Paulo: Perspectiva, 2009.

________. La ciencias de la cultura. Trad. W. Roces. 3a Ed. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 1965.

________. The Warburg years (1919–1933): essays on language, art, myth, and technology. Trad. S. G. Lofts e A. Calcagno. New Haven and London: Yale University Press, 2013.

________. Symbol, Myth, and Culture: Essays and Lectures of Ernst Cassirer 1935 – 1945. Ed. D. P. Verene. New Haven and London: Yale University Press, 1979, p. 191.

CONTE, Gian. Biagio. A Humorous Recusatio: On Propertius 3.5. The Classical Quarterly 2000; 50(1), p. 307–310. http://www.jstor.org/stable/1558962

COPLEY, Frank. O. Servuitium amoris in the Roman Elegists. Transactions in Proceedings of the American Philological Association, Vol. 78 (1947), p. 285-300.

DIXON, Suzanne. Reading roman women: sources, “genres” and real life. London: Duckworth, 2001.

FIORIN, José. L. As Astúcias da Enunciação: As categorias de pessoa, tempo e espaço. São Paulo: Ática, 1996.

FREUDENBURG, Kirk. 'Recusatio’ as Political Theatre: Horace’s Letter to Augustus. The Journal of Roman Studies 104 (2014): 105–32. http://www.jstor.org/stable/43286868.

GALE, Monica. R. Propertius 2.7: Militia Amoris and the Ironies of Elegy. Society for the Promotion of Roman Studies. The Journal of Roman Studies , 1997, Vol. 87 (1997), p. 77-91.

GREIMAS, Algirdas. J. Semântica Estrutural: Pesquisa de Método: São Paulo: Editora Cultrix LTDA, 1976

GOLD Barbara. K. (Org.) A Companion To Roman Love Elegy. Oxford: Wiley-BLackwell, 2012.

GOSLING, Anne. Political Apollo: From Callimachus to the Augustans. Mnemosyne, 1992; 45(4), p. 501–512. http://www.jstor.org/stable/4432201.

JAMES, Sharon. L. The Economics of Roman Elegy: Voluntary Poverty, the Recusatio, and the Greedy Girl. The American Journal of Philology, 2001; p. 122(2), 223–253. http://www.jstor.org/stable/1561760.

HJELMSLEV, Louis. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1975.

O’NEILL, Kerill. Propertius 4.4: Tarpeia and the Burden of Aetiology. Hermathena 1995; 158, p. 53–60. http://www.jstor.org/stable/23041068

LOPES, Nei. Sambeabá: o samba que não se aprende na escola. Rio de Janeiro: Casa da Palavra (2003).

MARTINS, Paulo. Elegia Romana: Construção e Efeito. São Paulo: Humanitas, 2009. Disponível em:

https://www.academia.edu/392438/Elegia_Romana_Costru%C3%A7%C3%A3o_e_Efeito

_______. Imagem e Poder: Considerações sobre a Representação de Otávio

Augusto. São Paulo: Edusp, 2011.

_______. "O jogo elegíaco: fronteiras entre a cultura intelectual e a ficção poética", Nuntius Antiquus 11, p.137-172, 2015a. DOI: 10.17851/1983-3636.11.1.137-172

_______. Sobre a metapoesia em Propércio e na poesia erótica romana: O poeta rufião. Revista Classica, v. 28, n. 1, p. 125-159, 2015b. DOI: 10.24277/classica.v28i1.347.

_______. O Galo de Propércio no Monobiblos: amizade poética e rivalidade amorosa. Phaos: Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 29–55, 2019. Disponível em:

https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/9820.

MARTINS, P.; FRASCI, B. D. A nudez e sua significação nas elegias latinas. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 22–51, 2023. DOI: 10.34019/2318-3446.2023.v11.41464.

MURGATROYD, Paul. "Seruitium Amoris" and the Roman Elegists. Société d'Études Latines de Bruxelles. Latomus, juillet-septembre 1981, T. 40, Fasc. 3, p. 589-606.

OLIVA NETO, João Angelo. O livro de Catulo. Tradução em verso do latim, ensaio introdutório, notas, antologia de traduções de Catulo e menções literárias. 2ª edição revista e ampliada. São Paulo: Edusp, 2024.

____________. Dos gêneros da poesia antiga e sua tradução em português. 2013. Tese (Livre Docência) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

PIETROFORTE, Antonio. Vicente. A significação musical: um estudo semiótico da música instrumental erudita. São Paulo: Annablume, 2015

PIETROFORTE, Antônio Vicente Seraphim. Tópicos de Semiótica: Modelos Teóricos e Aplicações. São Paulo: Annablume, 2008

RAGUSA, Giuliana. Fragmentos de uma deusa: a representação de Afrodite na lírica de Safo. Campinas: Ed. UNICAMP, 2005.

TATIT, L. Semiótica da Canção: Melodia e Letra. São Paulo: Escuta, 1999.

_________. O Cancionista: Composição de Canções no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.

THORSEN Thea. S. The Cambridge Companion To Roman Love Elegy. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

________. (org.) Latin Love Elegy. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

TURPIN, William. Ovid’s New Muse: Amores 1.1. The Classical Quarterly 2014; 64(1), p. 419–421. https://www.jstor.org/stable/26546318.

VEYNE, Paul. Elegia Erótica Romana. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

_________. Os gregos acreditavam em seus mitos? São Paulo: Editora Unesp, 2013.

WEST, Martin L. Greek Lyric Poetry: the Poems and Fragments of the Greek Iambic Elegiac and Melic Poets (excluding Pindar and Bacchylides) down to 450 b.C. Oxford / New York: Oxford University Press, 1993.

WYKE, Maria. “Written women: Propertius’ scripta puella”. Journal of Roman Studies 77, 1987.

__________. The Roman Mistress. Ancient na Modern Representations. Oxford: Oxford University Press, 2002.

4. Bibliografia de samba e teoria musical

AZEVEDO, Ricardo. Abençoado & Danado do Samba: Um estudo sobre o discurso popular. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.

PARANHOS, Adalberto. Os desafinados: sambas e bambas no “Estado Novo”. São Paulo: Intermeios, CNPq e Fapemig, 2015.

SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

_________. Fundamentos da composição musical. 3a ed. São Paulo: EDUSP, 1996

STRAUS, Joseph. N. Introdução à Teoria Pós-Tonal. 3o ed. Salvador - São Paulo: UNESP - EDUFBA, 2013.

VIANA, Hermano. O mistério do samba. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

5. Discografia

PAULINHO DA VIOLA. Paulinho da Viola. Rio de Janeiro: Odeon, 1971.

__________. Dança Da Solidão. Rio de Janeiro: Odeon, 1972.

__________. Nervos de Aço. Rio de Janeiro: Odeon, 1973.

__________. Memórias Cantando. Rio de Janeiro: Odeon, 1976.

__________. Paulinho da Viola. Rio de Janeiro: EMI, 1978.

__________. Zumbido. Rio de Janeiro: Odeon, 1979.

__________. Bebadosamba. São Paulo: BMG, 1996.

Downloads

Publicado

2025-12-22

Como Citar

PEZZENTE PINTO, G.; MARTINS, P. A recusatio e a metapoesia como fundamento poético:: da Elegia ao Samba, de Paulinho da Viola a Propércio. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 43–75, 2025. DOI: 10.34019/2318-3446.2025.v13.45861. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/45861. Acesso em: 23 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos