Refusal and metapoetry as a poetic foundation:

from Elegy to Samba, from Paulinho da Viola to Propertius.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-3446.2025.v13.45861

Keywords:

Propertius; Paulinho da Viola; Samba; Elegy; Erotic Poetry.

Abstract

The present article aims to explore the metapoetic aspects of Roman elegy and samba, understanding them as fundamental constituents of the poetic discourse of both. In this sense, understanding the status of metapoetic construction is essential to understand the narrative content of each work, its political, social and, finally, aesthetic aspect. Furthermore, the study showed to be necessary a focus on the topoi of recusatio, being present in the Roman elegy, as will be discussed, since its formulation, containing social and political aspects that modulate the meaning of this poetry. In samba it would be no different: even if the recusatio is limited to one of the levels in which it appears in elegy, it is still present and intrinsic to the genre.         

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paulo Martins, USP

Paulo Martins tem Graduação em Latim e Grego (1990), Mestrado (1996) e Doutorado (2003) em Letras Clássicas e Livre Docente de Língua e Literatura Latina na Universidade de São Paulo onde desde 1999 atua como Professor, hoje Associado e como Diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (2020-24). Foi Vice-diretor (2016-20); Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas (2009-11) e Vice-chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (2015-16). É Pesquisador do CNPq. Foi Visiting Professor (2012) no King's College London, Visiting Fellow (2013-14) na Yale University e Academic Fellow (2018) do Institute of Classical Studies da School of Advanced Studies da University of London (2018). É coordenador dos convênios internacionais entre a FFLCH/USP e a Università degli Studi "Aldo Moro", Bari e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi Professor de Língua e Literatura Latina em diversas universidades particulares de São Paulo e na Universidade Estadual Paulista (UNESP-Assis), além de ter sido Professor de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa no Ensino Médio em colégios de São Paulo. Já formou Mestres e Doutores. Já supervisionou Pós-doutorado e formou inúmeros pesquisadores de IC. Atuou no movimento docente, tendo sido Vice-Presidente Regional/SP do ANDES-SN (1996-98) e membro de sua executiva nacional. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos - SBEC (2016-17) da qual também já foi seu Vice-Presidente (2010-11). Coordena o núcleo de pesquisa e de estudos "Imagens da Antiguidade Clássica - PROAERA/IAC/USP-UFRJ, credenciado junto a SBEC e CNPq e também o Laboratório de Tradução de Textos e Imagens (LATTIM/USP). É Sócio Fundador da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR) e Sócio Fundador da Organización Iberoamericana de Retórica (OIR). Publicou em diversos veículos de comunicação e tem inúmeros artigos publicados em periódicos com seleta política editorial. Possui quatro livros publicados recentemente: Imagem e Poder. Considerações sobre a representação de Otávio Augusto (2011) pela Edusp; Algumas Visões da Antiguidade (2009) pela 7Letras/Faperj; Literatura Latina (2009) pela IESDE, Elegia Romana - Construção e Efeito (2009) pela Humanitas e Augustan Poetry: New Trends and Revaluations (2019) pela SBEC e Humanitas. Está em preparação o livro: A Representação e seus Limites. Pictura Loquens, Poesis Tacens pela Edusp ainda para 2020. Seus indicadores: Google Scholar 370 citações, índice H = 10 e i10 = 9. SCOPUS 1 citação, Total de auxílios e bolsas FAPESP: 17. Academia.edu: > 1880 seguidores e > 47.615 consultas, author ranking 10.2. ResearchGate: RG score 11.89, h index = 8, reads 13,870, citations 194, recommendations 65, Research Interest 166; citations 188. ORCID: 0000-0002-2321-1033; Researcher ID: C-6135-2012.

References

1. Edições modernas e comentários da obra de Propércio

GOOLD, George. P. Propertius Elegies. Edited and translated by G. P. Goold. Cambridge, Ma & London: Harvard University Press, 1990.

GÜNTHER, Hans. G. (Org.) Brill’s Companion To Propertius. Leiden/Boston: Brill, 2006.

FLORES, Guilherme. G. Elegias de Sexto Propércio. Organização e tradução de Guilherme Gontijo Flores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

HEYWORTH, Stephen. J. Cynthia: a Companion to the Text of Propertius. Oxford: Oxford University, 2007.

2. Bibliografia antiga

ARISTÓTELES. Art of rhetoric. Trad.: J. H. Freese. London: The Loeb Classical Library, 1926.

_________. Arte Poética. Trad.: Jaime Bruna. In. A Poética Clássica. São Paulo: Cultrix, 1981.

HESÍODO. Teogonia: A origem dos deuses. Estudo e tradução por Jaa Torrano. 2a ed. São Paulo: Iluminuras, 1991.

HORÁCIO. Arte Poética. Trad.: Jaime Bruna. In. A Poética Clássica. São Paulo: Cultrix, 1981.

VIRGÍLIO. Eneida. Tradução de Carlos Alberto Nunes; organização, apresentação e notas de João Angelo Oliva Neto. São Paulo: Editora 34, 2014.

3. Bibliografia moderna

ACHCAR, Francisco. Lírica e lugar comum: Alguns temas de Horácio e sua presença em Português. São Paulo: Edusp, 1994.

ALLEN, Archibald. W. “Sincerity”and the Roman Elegists. Classical Philology. Vol. 45, no 3. P. 145 – 160. The University of Chicago Press, Jul., 1950.

BARBOSA JUNIOR, Silvio. M. A Irredutibilidade da Arte. 2019. Dissertação (Doutorado em Filosofia: Estética) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. doi:10.11606/T.8.2019.tde-18022021-153941.

BARROS, Diana. Teoria do discurso. 3a ed. São Paulo: Humanitas, 2002.

BOWIE, Ewen. L. “Early Greek Elegy, Symposium and Public Festival”. The Journal of Hellenic Studies, vol. 106 (1986), p. 13-35.

CAMPOS, Aroldo de. Balanço da Bossa. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1968

CAIRNS Francis. J. Generic Composition In Greek And Roman Poetry. Edinburgh: University Press, 1972.

CASTON, Ruth. R. Love as Illness: Poets and Philosophers on Romantic Love. The Classical Association of the Middle West and South, Inc. (CAMWS). The Classical Journal , Feb. - Mar., 2006, Vol. 101, No. 3 (Feb. - Mar., 2006), p. 271-298.

CASSIRER, Ernst. A filosofia das formas simbólicas Vol III: Fenomenologia do Conhecimento. Trad. E. A, Souza. Rev. tec. F. B. Wiebeneicheler. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

________. A Filosofia das Formas Simbólicas Vol II: O Pensamento Mítico. Trad. C. Cavalcanti. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

________. A filosofia das formas simbólicas Vol I: A Linguagem. Trad. Marion Fleischer. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

________. Linguagem e Mito. São Paulo: Perspectiva, 2009.

________. La ciencias de la cultura. Trad. W. Roces. 3a Ed. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 1965.

________. The Warburg years (1919–1933): essays on language, art, myth, and technology. Trad. S. G. Lofts e A. Calcagno. New Haven and London: Yale University Press, 2013.

________. Symbol, Myth, and Culture: Essays and Lectures of Ernst Cassirer 1935 – 1945. Ed. D. P. Verene. New Haven and London: Yale University Press, 1979, p. 191.

CONTE, Gian. Biagio. A Humorous Recusatio: On Propertius 3.5. The Classical Quarterly 2000; 50(1), p. 307–310. http://www.jstor.org/stable/1558962

COPLEY, Frank. O. Servuitium amoris in the Roman Elegists. Transactions in Proceedings of the American Philological Association, Vol. 78 (1947), p. 285-300.

DIXON, Suzanne. Reading roman women: sources, “genres” and real life. London: Duckworth, 2001.

FIORIN, José. L. As Astúcias da Enunciação: As categorias de pessoa, tempo e espaço. São Paulo: Ática, 1996.

FREUDENBURG, Kirk. 'Recusatio’ as Political Theatre: Horace’s Letter to Augustus. The Journal of Roman Studies 104 (2014): 105–32. http://www.jstor.org/stable/43286868.

GALE, Monica. R. Propertius 2.7: Militia Amoris and the Ironies of Elegy. Society for the Promotion of Roman Studies. The Journal of Roman Studies , 1997, Vol. 87 (1997), p. 77-91.

GREIMAS, Algirdas. J. Semântica Estrutural: Pesquisa de Método: São Paulo: Editora Cultrix LTDA, 1976

GOLD Barbara. K. (Org.) A Companion To Roman Love Elegy. Oxford: Wiley-BLackwell, 2012.

GOSLING, Anne. Political Apollo: From Callimachus to the Augustans. Mnemosyne, 1992; 45(4), p. 501–512. http://www.jstor.org/stable/4432201.

JAMES, Sharon. L. The Economics of Roman Elegy: Voluntary Poverty, the Recusatio, and the Greedy Girl. The American Journal of Philology, 2001; p. 122(2), 223–253. http://www.jstor.org/stable/1561760.

HJELMSLEV, Louis. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1975.

O’NEILL, Kerill. Propertius 4.4: Tarpeia and the Burden of Aetiology. Hermathena 1995; 158, p. 53–60. http://www.jstor.org/stable/23041068

LOPES, Nei. Sambeabá: o samba que não se aprende na escola. Rio de Janeiro: Casa da Palavra (2003).

MARTINS, Paulo. Elegia Romana: Construção e Efeito. São Paulo: Humanitas, 2009. Disponível em:

https://www.academia.edu/392438/Elegia_Romana_Costru%C3%A7%C3%A3o_e_Efeito

_______. Imagem e Poder: Considerações sobre a Representação de Otávio

Augusto. São Paulo: Edusp, 2011.

_______. "O jogo elegíaco: fronteiras entre a cultura intelectual e a ficção poética", Nuntius Antiquus 11, p.137-172, 2015a. DOI: 10.17851/1983-3636.11.1.137-172

_______. Sobre a metapoesia em Propércio e na poesia erótica romana: O poeta rufião. Revista Classica, v. 28, n. 1, p. 125-159, 2015b. DOI: 10.24277/classica.v28i1.347.

_______. O Galo de Propércio no Monobiblos: amizade poética e rivalidade amorosa. Phaos: Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 29–55, 2019. Disponível em:

https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/9820.

MARTINS, P.; FRASCI, B. D. A nudez e sua significação nas elegias latinas. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 22–51, 2023. DOI: 10.34019/2318-3446.2023.v11.41464.

MURGATROYD, Paul. "Seruitium Amoris" and the Roman Elegists. Société d'Études Latines de Bruxelles. Latomus, juillet-septembre 1981, T. 40, Fasc. 3, p. 589-606.

OLIVA NETO, João Angelo. O livro de Catulo. Tradução em verso do latim, ensaio introdutório, notas, antologia de traduções de Catulo e menções literárias. 2ª edição revista e ampliada. São Paulo: Edusp, 2024.

____________. Dos gêneros da poesia antiga e sua tradução em português. 2013. Tese (Livre Docência) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

PIETROFORTE, Antonio. Vicente. A significação musical: um estudo semiótico da música instrumental erudita. São Paulo: Annablume, 2015

PIETROFORTE, Antônio Vicente Seraphim. Tópicos de Semiótica: Modelos Teóricos e Aplicações. São Paulo: Annablume, 2008

RAGUSA, Giuliana. Fragmentos de uma deusa: a representação de Afrodite na lírica de Safo. Campinas: Ed. UNICAMP, 2005.

TATIT, L. Semiótica da Canção: Melodia e Letra. São Paulo: Escuta, 1999.

_________. O Cancionista: Composição de Canções no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.

THORSEN Thea. S. The Cambridge Companion To Roman Love Elegy. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

________. (org.) Latin Love Elegy. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

TURPIN, William. Ovid’s New Muse: Amores 1.1. The Classical Quarterly 2014; 64(1), p. 419–421. https://www.jstor.org/stable/26546318.

VEYNE, Paul. Elegia Erótica Romana. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

_________. Os gregos acreditavam em seus mitos? São Paulo: Editora Unesp, 2013.

WEST, Martin L. Greek Lyric Poetry: the Poems and Fragments of the Greek Iambic Elegiac and Melic Poets (excluding Pindar and Bacchylides) down to 450 b.C. Oxford / New York: Oxford University Press, 1993.

WYKE, Maria. “Written women: Propertius’ scripta puella”. Journal of Roman Studies 77, 1987.

__________. The Roman Mistress. Ancient na Modern Representations. Oxford: Oxford University Press, 2002.

4. Bibliografia de samba e teoria musical

AZEVEDO, Ricardo. Abençoado & Danado do Samba: Um estudo sobre o discurso popular. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.

PARANHOS, Adalberto. Os desafinados: sambas e bambas no “Estado Novo”. São Paulo: Intermeios, CNPq e Fapemig, 2015.

SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

_________. Fundamentos da composição musical. 3a ed. São Paulo: EDUSP, 1996

STRAUS, Joseph. N. Introdução à Teoria Pós-Tonal. 3o ed. Salvador - São Paulo: UNESP - EDUFBA, 2013.

VIANA, Hermano. O mistério do samba. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

5. Discografia

PAULINHO DA VIOLA. Paulinho da Viola. Rio de Janeiro: Odeon, 1971.

__________. Dança Da Solidão. Rio de Janeiro: Odeon, 1972.

__________. Nervos de Aço. Rio de Janeiro: Odeon, 1973.

__________. Memórias Cantando. Rio de Janeiro: Odeon, 1976.

__________. Paulinho da Viola. Rio de Janeiro: EMI, 1978.

__________. Zumbido. Rio de Janeiro: Odeon, 1979.

__________. Bebadosamba. São Paulo: BMG, 1996.

Published

2025-12-22

How to Cite

PEZZENTE PINTO, G.; MARTINS, P. Refusal and metapoetry as a poetic foundation:: from Elegy to Samba, from Paulinho da Viola to Propertius. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 43–75, 2025. DOI: 10.34019/2318-3446.2025.v13.45861. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/45861. Acesso em: 23 dec. 2025.