A recusatio e a metapoesia como fundamento poético:
da Elegia ao Samba, de Paulinho da Viola a Propércio.
DOI:
https://doi.org/10.34019/2318-3446.2025.v13.45861Palabras clave:
Propércio; Paulinho da Viola; Samba; Elegia; Poesia Erótica.Resumen
O presente artigo pretende explorar os aspectos metapoéticos da elegia romana e do samba, entendendo-os como constituintes fundamentais do discurso poético de ambos. Nesse sentido, entender o estatuto da construção metapoética é imprescindível para entender o conteúdo narrativo de cada obra, seu aspecto político, social e, finalmente, estético. Para além disso, o estudo entendeu ser necessário um foco no topoi da recusatio, posto estar presente na elegia romana, como será discutido, desde sua formulação, contendo aspectos sociais e políticos que modulam o sentido dessa poesia. No samba não seria diferente: ainda que a recusa se limite mais a um dos níveis em que ela aparece na elegia, ainda assim está presente e é intrínseca ao gênero.
Descargas
Citas
1. Edições modernas e comentários da obra de Propércio
GOOLD, George. P. Propertius Elegies. Edited and translated by G. P. Goold. Cambridge, Ma & London: Harvard University Press, 1990.
GÜNTHER, Hans. G. (Org.) Brill’s Companion To Propertius. Leiden/Boston: Brill, 2006.
FLORES, Guilherme. G. Elegias de Sexto Propércio. Organização e tradução de Guilherme Gontijo Flores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
HEYWORTH, Stephen. J. Cynthia: a Companion to the Text of Propertius. Oxford: Oxford University, 2007.
2. Bibliografia antiga
ARISTÓTELES. Art of rhetoric. Trad.: J. H. Freese. London: The Loeb Classical Library, 1926.
_________. Arte Poética. Trad.: Jaime Bruna. In. A Poética Clássica. São Paulo: Cultrix, 1981.
HESÍODO. Teogonia: A origem dos deuses. Estudo e tradução por Jaa Torrano. 2a ed. São Paulo: Iluminuras, 1991.
HORÁCIO. Arte Poética. Trad.: Jaime Bruna. In. A Poética Clássica. São Paulo: Cultrix, 1981.
VIRGÍLIO. Eneida. Tradução de Carlos Alberto Nunes; organização, apresentação e notas de João Angelo Oliva Neto. São Paulo: Editora 34, 2014.
3. Bibliografia moderna
ACHCAR, Francisco. Lírica e lugar comum: Alguns temas de Horácio e sua presença em Português. São Paulo: Edusp, 1994.
ALLEN, Archibald. W. “Sincerity”and the Roman Elegists. Classical Philology. Vol. 45, no 3. P. 145 – 160. The University of Chicago Press, Jul., 1950.
BARBOSA JUNIOR, Silvio. M. A Irredutibilidade da Arte. 2019. Dissertação (Doutorado em Filosofia: Estética) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. doi:10.11606/T.8.2019.tde-18022021-153941.
BARROS, Diana. Teoria do discurso. 3a ed. São Paulo: Humanitas, 2002.
BOWIE, Ewen. L. “Early Greek Elegy, Symposium and Public Festival”. The Journal of Hellenic Studies, vol. 106 (1986), p. 13-35.
CAMPOS, Aroldo de. Balanço da Bossa. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1968
CAIRNS Francis. J. Generic Composition In Greek And Roman Poetry. Edinburgh: University Press, 1972.
CASTON, Ruth. R. Love as Illness: Poets and Philosophers on Romantic Love. The Classical Association of the Middle West and South, Inc. (CAMWS). The Classical Journal , Feb. - Mar., 2006, Vol. 101, No. 3 (Feb. - Mar., 2006), p. 271-298.
CASSIRER, Ernst. A filosofia das formas simbólicas Vol III: Fenomenologia do Conhecimento. Trad. E. A, Souza. Rev. tec. F. B. Wiebeneicheler. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
________. A Filosofia das Formas Simbólicas Vol II: O Pensamento Mítico. Trad. C. Cavalcanti. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
________. A filosofia das formas simbólicas Vol I: A Linguagem. Trad. Marion Fleischer. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
________. Linguagem e Mito. São Paulo: Perspectiva, 2009.
________. La ciencias de la cultura. Trad. W. Roces. 3a Ed. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 1965.
________. The Warburg years (1919–1933): essays on language, art, myth, and technology. Trad. S. G. Lofts e A. Calcagno. New Haven and London: Yale University Press, 2013.
________. Symbol, Myth, and Culture: Essays and Lectures of Ernst Cassirer 1935 – 1945. Ed. D. P. Verene. New Haven and London: Yale University Press, 1979, p. 191.
CONTE, Gian. Biagio. A Humorous Recusatio: On Propertius 3.5. The Classical Quarterly 2000; 50(1), p. 307–310. http://www.jstor.org/stable/1558962
COPLEY, Frank. O. Servuitium amoris in the Roman Elegists. Transactions in Proceedings of the American Philological Association, Vol. 78 (1947), p. 285-300.
DIXON, Suzanne. Reading roman women: sources, “genres” and real life. London: Duckworth, 2001.
FIORIN, José. L. As Astúcias da Enunciação: As categorias de pessoa, tempo e espaço. São Paulo: Ática, 1996.
FREUDENBURG, Kirk. 'Recusatio’ as Political Theatre: Horace’s Letter to Augustus. The Journal of Roman Studies 104 (2014): 105–32. http://www.jstor.org/stable/43286868.
GALE, Monica. R. Propertius 2.7: Militia Amoris and the Ironies of Elegy. Society for the Promotion of Roman Studies. The Journal of Roman Studies , 1997, Vol. 87 (1997), p. 77-91.
GREIMAS, Algirdas. J. Semântica Estrutural: Pesquisa de Método: São Paulo: Editora Cultrix LTDA, 1976
GOLD Barbara. K. (Org.) A Companion To Roman Love Elegy. Oxford: Wiley-BLackwell, 2012.
GOSLING, Anne. Political Apollo: From Callimachus to the Augustans. Mnemosyne, 1992; 45(4), p. 501–512. http://www.jstor.org/stable/4432201.
JAMES, Sharon. L. The Economics of Roman Elegy: Voluntary Poverty, the Recusatio, and the Greedy Girl. The American Journal of Philology, 2001; p. 122(2), 223–253. http://www.jstor.org/stable/1561760.
HJELMSLEV, Louis. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1975.
O’NEILL, Kerill. Propertius 4.4: Tarpeia and the Burden of Aetiology. Hermathena 1995; 158, p. 53–60. http://www.jstor.org/stable/23041068
LOPES, Nei. Sambeabá: o samba que não se aprende na escola. Rio de Janeiro: Casa da Palavra (2003).
MARTINS, Paulo. Elegia Romana: Construção e Efeito. São Paulo: Humanitas, 2009. Disponível em:
https://www.academia.edu/392438/Elegia_Romana_Costru%C3%A7%C3%A3o_e_Efeito
_______. Imagem e Poder: Considerações sobre a Representação de Otávio
Augusto. São Paulo: Edusp, 2011.
_______. "O jogo elegíaco: fronteiras entre a cultura intelectual e a ficção poética", Nuntius Antiquus 11, p.137-172, 2015a. DOI: 10.17851/1983-3636.11.1.137-172
_______. Sobre a metapoesia em Propércio e na poesia erótica romana: O poeta rufião. Revista Classica, v. 28, n. 1, p. 125-159, 2015b. DOI: 10.24277/classica.v28i1.347.
_______. O Galo de Propércio no Monobiblos: amizade poética e rivalidade amorosa. Phaos: Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 29–55, 2019. Disponível em:
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/9820.
MARTINS, P.; FRASCI, B. D. A nudez e sua significação nas elegias latinas. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 22–51, 2023. DOI: 10.34019/2318-3446.2023.v11.41464.
MURGATROYD, Paul. "Seruitium Amoris" and the Roman Elegists. Société d'Études Latines de Bruxelles. Latomus, juillet-septembre 1981, T. 40, Fasc. 3, p. 589-606.
OLIVA NETO, João Angelo. O livro de Catulo. Tradução em verso do latim, ensaio introdutório, notas, antologia de traduções de Catulo e menções literárias. 2ª edição revista e ampliada. São Paulo: Edusp, 2024.
____________. Dos gêneros da poesia antiga e sua tradução em português. 2013. Tese (Livre Docência) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
PIETROFORTE, Antonio. Vicente. A significação musical: um estudo semiótico da música instrumental erudita. São Paulo: Annablume, 2015
PIETROFORTE, Antônio Vicente Seraphim. Tópicos de Semiótica: Modelos Teóricos e Aplicações. São Paulo: Annablume, 2008
RAGUSA, Giuliana. Fragmentos de uma deusa: a representação de Afrodite na lírica de Safo. Campinas: Ed. UNICAMP, 2005.
TATIT, L. Semiótica da Canção: Melodia e Letra. São Paulo: Escuta, 1999.
_________. O Cancionista: Composição de Canções no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.
THORSEN Thea. S. The Cambridge Companion To Roman Love Elegy. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.
________. (org.) Latin Love Elegy. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.
TURPIN, William. Ovid’s New Muse: Amores 1.1. The Classical Quarterly 2014; 64(1), p. 419–421. https://www.jstor.org/stable/26546318.
VEYNE, Paul. Elegia Erótica Romana. São Paulo: Editora Unesp, 2015.
_________. Os gregos acreditavam em seus mitos? São Paulo: Editora Unesp, 2013.
WEST, Martin L. Greek Lyric Poetry: the Poems and Fragments of the Greek Iambic Elegiac and Melic Poets (excluding Pindar and Bacchylides) down to 450 b.C. Oxford / New York: Oxford University Press, 1993.
WYKE, Maria. “Written women: Propertius’ scripta puella”. Journal of Roman Studies 77, 1987.
__________. The Roman Mistress. Ancient na Modern Representations. Oxford: Oxford University Press, 2002.
4. Bibliografia de samba e teoria musical
AZEVEDO, Ricardo. Abençoado & Danado do Samba: Um estudo sobre o discurso popular. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.
PARANHOS, Adalberto. Os desafinados: sambas e bambas no “Estado Novo”. São Paulo: Intermeios, CNPq e Fapemig, 2015.
SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
_________. Fundamentos da composição musical. 3a ed. São Paulo: EDUSP, 1996
STRAUS, Joseph. N. Introdução à Teoria Pós-Tonal. 3o ed. Salvador - São Paulo: UNESP - EDUFBA, 2013.
VIANA, Hermano. O mistério do samba. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
5. Discografia
PAULINHO DA VIOLA. Paulinho da Viola. Rio de Janeiro: Odeon, 1971.
__________. Dança Da Solidão. Rio de Janeiro: Odeon, 1972.
__________. Nervos de Aço. Rio de Janeiro: Odeon, 1973.
__________. Memórias Cantando. Rio de Janeiro: Odeon, 1976.
__________. Paulinho da Viola. Rio de Janeiro: EMI, 1978.
__________. Zumbido. Rio de Janeiro: Odeon, 1979.
__________. Bebadosamba. São Paulo: BMG, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Guilherme Pezzente Pinto, Prof. Dr. Paulo Martins

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
1. Los autores y las autoras conservan los derechos de autor y le otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, que está bajo la licencia Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Los autores y las autoras pueden publicar y compartir el trabajo con reconocimiento de la publicación inicial en esta revista.
3. Los autores y las autoras de las obras aprobadas autorizan a la revista a asignar el contenido de sus obras, después de la publicación, para su reproducción en indexadores de contenido, bibliotecas virtuales y similares.
Para obtener más información sobre Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional, acceda a: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.es
Exención editorial
El contenido de los artículos publicados es responsabilidad única y exclusiva de sus autores, y no representa la posición oficial de Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios o de la Faculdade de Letras de la Universidad Federal de Juiz de Fora o instituciones asociadas.
