Discreta Onipresença

Autores

  • Adauto Villela

Resumo

"Os tradutores inventaram alfabetos, ajudaram a criar línguas e dicionários escritos. Contribuíram para a emergência de literaturas nacionais, a disseminação do conhecimento e a propagação de religiões. Importadores de valores culturais estrangeiros e peças chave em alguns dos grandes momentos da história, tradutores e intérpretes desempenham um papel determinante no desenvolvimento de suas sociedades e têm sido fundamentais para o progresso da história intelectual em si mesma" (Translators through history, Jean Deliste e Judith Woodsworth, tradução: Felipe Miranda).

Do menu do seu celular ao tratado de formação de uma comunidade econômica, a tradução está presente, direta ou indiretamente, no dia a dia de todos. Nos manuais de importados, nos filmes e seriados dublados ou legendados, no noticiário internacional, em toda a literatura estrangeira, em páginas da web e programas de computador, na produção científica e acadêmica, nas histórias em quadrinhos, na diplomacia, no comércio, nas conferências internacionais, nessas e em inúmeras outras situações comunicativas, a atividade do tradutor é a ponte entre línguas e culturas diferentes.

A Revista Rónai vem para valorizar a atividade tradutória, servindo como espaço para a divulgação artigos relacionados à tradução, um espaço de popularização de um assunto que sempre interessou à humanidade e que há quase 40 anos é tratado academicamente em instituições de ensino no mundo inteiro.

Seu nome é uma homenagem a Paulo Rónai, intelectual húngaro naturalizado brasileiro, pioneiro na reflexão sobre a tradução, antes mesmo da institucionalização dos Estudos da Tradução, seus primeiros textos sobre o assunto datando da década de 1950. Rónai, falecido em 1985, deixou um legado de artigos sobre tradução, como os livros Escola de tradutores, A tradução vivida, Guia prático da tradução francesa, além dos famosos métodos de latim Gradus primus e Gradus secundus, entre muitas outras obras importantes, e também traduções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2015-09-01

Como Citar

VILLELA, A. Discreta Onipresença. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], 2015. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/23103. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Apresentação