As Potencialidades Metodológicas da Engenharia Didática na Educação Estatística

Autores

Palavras-chave:

Didática da Matemática Francesa; Educação Estatística; Engenharia Didática; Revisão Sistemática da Literatura.

Resumo

O presente artigo apresenta o desenvolvimento e resultados de uma revisão da literatura sobre a Educação Estatística, quando faz uso da Engenharia Didática como metodologia de pesquisa e/ou como dispositivo metodológico para a sala de aula. Esta busca de artigos científicos constitui parte de duas investigações de doutorado sobre a formação de professores para o trabalho com a Educação Estatística. O principal objetivo foi realizar um levantamento quantitativo, por meio da Revisão Sistemática da Literatura, e qualitativo sobre pesquisas que aliam Educação Estatística e Engenharia Didática, no período de 2011 a 2023, nas revistas indexadas na plataforma sucupira da CAPES, que apresentavam Qualis A1, A2, A3, A4, B1 e B2, pertencentes ao estrato do último Qualis (2023), na área de Ensino com foco em Educação Matemática. Ainda, procurou-se perceber como a Engenharia Didática estrutura as pesquisas subsidiadas pela Didática da Matemática Francesa. Esta revisão apoiou-se em orientações de pesquisadores que se dedicam a este tipo de metodologia, indicando as diferentes fases do processo da revisão, as quais foram seguidas rigorosamente: definição de objetivos/questões, de equações de pesquisa e das bases de dados; determinação dos critérios de inclusão, de exclusão e de validade metodológica; apresentação e discussão dos resultados. Utilizou-se como software de apoio as folhas de cálculo do Google. Os resultados da revisão mostraram que é potencialmente válido persistir em pesquisas com o alinhamento dos temas propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ALMEIDA, C. M. C.; FARIAS, L. M. S. Observações acerca de uma Engenharia Didática de Formação para o Ensino de Probabilidade. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, Cascavel (PR), v. 3, n. 2, p. 566-594, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22612. Acesso em: 10 ago. 2024

ALMOULOUD, S. Ag. A Engenharia Didática: uma metodologia de pesquisa na educação matemática. Boletim de Educação Matemática - Bolema, Rio Claro (SP), v. 20, n. 27, p. 160-180, 2007a.

ALMOULOUD, S. Ag. Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba: UFPR. 2007b.

ARTIGUE, M. Ingénierie Didactique. Recherches em Didactique dês Mathématiques,

Grenoble, v. 9, n. 3, p. 281-308, 1988.

ARTIGUE, M. Engenharia Didáctica. In: BRUN, J. (Dir.,). Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996, p. 193-217. (Horizontes Pedagógicos)

BRUN, J. (Dir.,). Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. (Horizontes Pedagógicos)

CAMPOS, A. F. M.; CAETANO, L. M. D.; GOMES, V. M. L. R. Revisão Sistemática de Literatura em Educação: Características, Estrutura e Possibilidades às Pesquisas Qualitativas. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 27, n. 54, p. 139-169, 2 jun. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.2702. Acesso em: 10 fev. 2024.

CASTILHO, C. R.; FIGUEIREDO, H. A.; RODRIGUES, C. K. Engenharia Didática como metodologia de pesquisa e procedimento metodológico para a sala de aula. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - RIDEMA, Juiz de Fora, v. 15, n. 3, p. 89-112, 2020.

CASTILHO, C. R.; FIGUEIREDO, H. A.; RODRIGUES, C. K. As noções de acaso no ensino de probabilidade pautado na BNCC: uma proposta para o primeiro ano do ensino fundamental. Revista Educação Matemática, Campina Grande-PB, v. 10, n. 1, p. 94-111, 2021.

CAZORLA, I.; GUSMÃO, C.; KATAOKA, V. Validação de uma Sequência Didática de Probabilidade a partir da Análise da Prática de Professores, sob a Ótica do Enfoque Ontossemiótico. Boletim de Educação Matemática - Bolema, Rio Claro (SP), v. 24, n. 39, p. 451-472, ago. 2011.

COUTINHO, C. Q.S.; SILVA, M.J.F.; ALMOULOUD, S.Ag. Desenvolvimento do Pensamento Estatístico e sua Articulação com a Mobilização de Registros de Representação Semiótica. Boletim de Educação Matemática - Bolema, Rio Claro (SP), v. 24, n. 39, p. 495-514, ago. 2011.

FIGUEIREDO, H.; RODRIGUES, C. K.; CASTILHO, C.. Investigação da Construção do Conhecimento em Medidas de Tendência Central Utilizando a Engenharia Didática. Perspectivas da Educação Matemática, INMA/UFMS, v. 15, n. 40, 2022. DOI 10.46312/pem.v15i40.13241.

LIMA, R. F. Ensino de Probabilidade como Objeto de Pesquisa: o que vem sendo investigado? ReviSeM - Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, Sergipe, n.1, ano 2021, p. 276–295. Disponível em: <https://periodicos.ufs.br/ReviSe/article/view/14519/11853 > Acesso em: 10 jul. 2024.

NAGAMINE, C. M. L.; HENRIQUES, A.; UTSUMI, M. C.; CAZORLA, I. M. Análise Praxeológica dos Passeios Aleatórios da Mônica. Boletim de Educação Matemática - Bolema, Rio Claro (SP), v. 24, n. 39, p. 451-472, ago. 2011.

PETTICREW, M.; ROBERTS, H.] Systematic reviews in the social sciences: a practical guide. 1st ed. Malden, MA: Blackwell Publishing, 2006.

POMMER, E. C. A Contribuição da Engenharia Didática para a Formação do Professor de Matemática. Revista Brasileira de Educação Matemática, v. 10, n. 1, p. 45-60, 2013.

PRATES, E.; MATOS, J. R. Educação Matemática e Educação a Distância: uma revisão sistemática da literatura. Bolema, Rio Claro (SP), v. 34, n. 67, p. 522-543, ago. 2020

SANTANA, M. G.; CAZORLA, I. M.; UTSUMI, M. C. Ensino de função afim por meio da Educação Estatística: uma abordagem com variáveis antropométricas. Boletim de Educação Matemática - Bolema, Rio Claro (SP), v. 35, n. 69, p. 123-145, 2021.

ZAWACKI-RICHTER, O. et al. (ed.). Systematic Reviews in Educational Research. Wiesbaden: Springer Fachmedien Wiesbaden, 2020. E-book. ISBN 9783658276010. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-658-27602-7. Acesso em: 11 fev. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

RODRIGUES, C. K.; CASTILHO, C. R. de; FIGUEIREDO, H. A. de . As Potencialidades Metodológicas da Engenharia Didática na Educação Estatística. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45679. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Didática da Matemática Francesa