A Educação Matemática Crítica em uma turma do “Novo” Ensino Médio
Palavras-chave:
Educação Matemática Crítica, Novo Ensino Médio, Programa de Residência PedagógicaResumo
Objetiva-se através deste artigo, relatar o trabalho desenvolvido em uma turma de aprofundamento em Matemática no 2° ano do “Novo” Ensino Médio por meio da Educação Matemática Crítica, que é uma das Tendências em Educação Matemática e tema de pesquisas de estudiosos desta área. Foi desenvolvida em uma escola pública, pelos acadêmicos do Programa de Residência Pedagógica, a elaboração e aplicação de atividades abordando temas diversificados e interdisciplinares tanto em âmbito político quanto social, que estão atualmente em discussão. Essas atividades foram estruturadas a partir de reportagens acerca do assunto e através de questões que tinham como objetivo perceber as disparidades das diversas áreas da sociedade, utilizando conceitos matemáticos para investiga-las. Esta metodologia, pautada na análise estatística de gráficos e tabelas, permite entender como as habilidades matemáticas podem ser aplicadas para interpretar e resolver problemas do mundo real. Os dados afluem para o que defende a Base Nacional Comum Curricular, pois, tanto a Educação Matemática Crítica quanto o documento normativo enfatizam a importância de contextualizar os conteúdos matemáticos, relacionando-os a situações do cotidiano dos alunos. Isso contribui para a compreensão mais profunda e significativa dos conceitos. Enquanto reflexões, os estudantes chegaram à conclusão de que a Matemática versada a temas sociopolíticos são interesses comuns, pois estes são assuntos que eles já estão envolvidos diariamente, sendo capaz de engajá-los em questões sociais e aplicações da Matemática em contextos reais. Foi possível concluir que a Educação Matemática Crítica como tendência de ensino é indispensável para ter estudantes abertos ao mundo, oportunizando momentos de protagonismo, dando ênfase na sua criatividade, dialogicidade, senso crítico e não somente a mera memorização de fórmulas e procedimentos matemáticos.
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