As Potencialidades Metodológicas da Engenharia Didática na Educação Estatística
Palabras clave:
Didática da Matemática Francesa; Educação Estatística; Engenharia Didática; Revisão Sistemática da Literatura.Resumen
O presente artigo apresenta o desenvolvimento e resultados de uma revisão da literatura sobre a Educação Estatística, quando faz uso da Engenharia Didática como metodologia de pesquisa e/ou como dispositivo metodológico para a sala de aula. Esta busca de artigos científicos constitui parte de duas investigações de doutorado sobre a formação de professores para o trabalho com a Educação Estatística. O principal objetivo foi realizar um levantamento quantitativo, por meio da Revisão Sistemática da Literatura, e qualitativo sobre pesquisas que aliam Educação Estatística e Engenharia Didática, no período de 2011 a 2023, nas revistas indexadas na plataforma sucupira da CAPES, que apresentavam Qualis A1, A2, A3, A4, B1 e B2, pertencentes ao estrato do último Qualis (2023), na área de Ensino com foco em Educação Matemática. Ainda, procurou-se perceber como a Engenharia Didática estrutura as pesquisas subsidiadas pela Didática da Matemática Francesa. Esta revisão apoiou-se em orientações de pesquisadores que se dedicam a este tipo de metodologia, indicando as diferentes fases do processo da revisão, as quais foram seguidas rigorosamente: definição de objetivos/questões, de equações de pesquisa e das bases de dados; determinação dos critérios de inclusão, de exclusão e de validade metodológica; apresentação e discussão dos resultados. Utilizou-se como software de apoio as folhas de cálculo do Google. Os resultados da revisão mostraram que é potencialmente válido persistir em pesquisas com o alinhamento dos temas propostos.
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