Aplicação da Teoria das Representações Semióticas e o GeoGebra: Explorando conceitos geométricos através de um campo de futebol

Autores

Palavras-chave:

Geometria, Teoria das Representações Semióticas, GeoGebra, Ensino Fundamental, Tecnologia Educacional

Resumo

Este artigo explora o uso da Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval e do software GeoGebra para o ensino de geometria no 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi conduzida em uma escola pública em Juatuba, Minas Gerais, e visou integrar tecnologias educacionais ao currículo de matemática para melhorar a compreensão dos alunos sobre conceitos geométricos. A metodologia incluiu uma sequência didática que abordou desde conceitos intuitivos até a aplicação prática, utilizando o GeoGebra. As aulas permitiram aos alunos experimentarem, interpretarem e manipularem objetos geométricos de maneira dinâmica e interativa. Os resultados demonstraram que a integração de múltiplos registros de representação semiótica e o uso de tecnologias digitais contribuíram para uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos. As atividades realizadas indicam que o GeoGebra é uma ferramenta eficaz para desenvolver o ensino de geometria, promovendo um aprendizado significativo dos conceitos geométricos. O estudo conclui que a utilização de tecnologias digitais no ensino da matemática não substitui métodos tradicionais, mas complementa e amplia as possibilidades de ensino e aprendizagem do conteúdo geometria.

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

PIRES, L. F. R. Aplicação da Teoria das Representações Semióticas e o GeoGebra: Explorando conceitos geométricos através de um campo de futebol. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45439. Acesso em: 10 abr. 2025.

Edição

Seção

Didática da Matemática Francesa