A utilização de uma sequência didática para o ensino de Potências e Raízes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.41012

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino Fundamental, Matemática

Resumo

A sequência didática é um conjunto de atividades articuladas que são planejadas com a intenção de atingir um determinado objetivo didático. Assim, tendo em vista as dificuldades dos alunos em relação aos conteúdos de Potências e Raízes, se propôs o desenvolvimento de uma sequência didática com a finalidade de sanar as principais dúvidas e permitir a aprendizagem significativa desses conteúdos matemáticos. A proposta foi desenvolvida nas turmas A e B do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Mercês - MG durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba. A sequência didática, que era composta por uma história sobre as Potências, uma revisão do conteúdo, uma lista de atividades e um jogo de tabuleiro relacionado aos conteúdos de Potenciação e Radiciação, tornou as aulas mais dinâmicas, abrangentes e participativas e contribuiu de forma significativa para a aprendizagem dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

BORGES, C. N. A história da Matemática e ludicidade como proposta didática para o ensino da Matemática. 2018. 55f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Arraias, 2018. Disponível em: <http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFT_3cf08291ffe0c3ee26fd342b86c9a736>. Acesso em 16 nov. 2022.

CABRAL, N. F. Sequências didáticas: estrutura e elaboração. Belém: SBEM, 2017. Disponível em: < http://www.sbembrasil.org.br/files/sequencias_didaticas.pdf>. Acesso em 20 de set. 2022.

FELTES, R. Z. Análise de Erros em Potenciação e Radiciação: Um Estudo com Alunos do Ensino Fundamental e Médio. Porto Alegre: PUC, 2007. Disponível em: < https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/3108> . Acesso em: 11 nov. 2022.

GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 239 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Campinas, Campinas, SP, 2000. Disponível em: < https://pedagogiaaopedaletra.com/wp-content/uploads/2012/10/O-CONHECIMENTO-MATEM%C3%81TICO-E-O-USO-DE.pdf>. Acesso em: 25 out. 2022.

GROENWALD, C. L. O.; SAUER, L. de O.; FRANKE, R. F. A história da matemática como recurso didático para o ensino da teoria dos números e a aprendizagem da matemática no ensino básico. Paradígma. 2005, vol.26, n.2, p. 35-55. Disponível em:<http://ve.scielo .org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1011-22512005000200003>.Acesso em: 16 nov. 2022.

LOPES, L. S.; ALVES, A. M. M.. A História no Livro Didático de Matemática. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA. 6., 2013, Canoas, RS. Comunicação Científica. Canoas, RS: ULBRA, 2013. p. 1 -14.

MENEZES, A. V. D. A Contribuição dos Jogos para a Aprendizagem da Potenciação e Radiciação no 9º ano: Uma Proposta de Ensino. Juazeiro, BA: Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2014. Disponível em: < univasf.edu.br/~tcc/000005/0000059b.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2022

SANTELLI, L.; ARAÚJO, N. S. R. Ensino-aprendizagem das operações com números inteiros por meio de resolução de problemas, de jogos e de mídias tecnológicas. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor Pde, Paraná, v. 1, p.1-27, 2013. Disponível em:< http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_fafipa_mat_artigo_luciana_santelli.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2022.

SMOLE, K. S. DINIZ, M. I.; MILANI, E. Cadernos do Mathema: Jogos de matemática de 6º a 9º ano. Porto Alegre, RS: Artmed, 2007. v. 2.

ZABALA, A. A Prática Educativa: Como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

2023-07-22

Como Citar

BATISTA, J. de M. .; SANTIAGO, R. V. A utilização de uma sequência didática para o ensino de Potências e Raízes . Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.34019/2594-4673.2023.v7.41012. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/41012. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos