Metodologias Alternativas de Ensino da Matemática para alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA
Palavras-chave:
EJA, Matemática, Jogos, Modelagem, Materiais ManipuláveisResumo
Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa bibliográfica de trabalhos relacionados às propostas de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da Matemática, em que foram escolhidos temas relacionados à modelagem matemática, ao uso de jogos no ensino-aprendizagem da Matemática e ao uso de materiais manipuláveis, todos eles como propostas alternativas de ensino de Matemática para o ensino na EJA. O objetivo deste trabalho é abordar as diferentes formas de ensino da Matemática para esse público, qual a contribuição de cada um deles no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e posteriormente ter a possibilidade de descobrir qual foi a metodologia utilizada que se mostrou mais eficaz e com melhor aprendizado para os alunos. Ao analisar as pesquisas realizadas foi identificado que os resultados são favoráveis ao uso dessas metodologias em suas conclusões. As pesquisas demonstraram que as metodologias alternativas devem ser utilizadas de forma mais abrangente nas escolas do Brasil e que há uma grande potencialidade em se trabalhar com qualquer uma delas.
Downloads
Metrics
Referências
ABBONDATI, L.J. Pirâmide matemágica: instrução para o jogo. Indústria Brasileira: COPAG, s/d.
ALENCAR, R. Uma proposta de modelagem matemática como estratégia de ensino-aprendizagem na EJA. Dissertação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
BARRETO, D. Jogos e aprendizagem matemática de alunos da educação de jovens e adultos – EJA. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2015.
BARRETO, G. O Ensino de Matemática Através de Jogos Educativos Africanos: Um Estudo de Caso Em Uma Turma de Educação de Jovens E Adultos (EJA) de Uma Escola Municipal de Aracajú. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Fundação Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.
BIGODE, A. J. L.; URBAN, K. E. A tabuada na cabeça. Revista Nova Escola- nº 209. São Paulo: Fundação Victor Civita, jan./fev. 2008. pp. 59-61.
BRITO, J. Práticas Matemáticas Em Uma Turma do Primeiro Segmento da EJA. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2015.
CASTRUCCI, B.; GIOVANNI, J. R.J; GIOVANNI, J. R. A conquista da matemática: 5ª série- manual do professor. 1.ed. São Paulo: FTD, 2002.
REINHEIMER, J. O Uso da Modelagem Matemática no Ensino da Geometria um Estudo de Caso EJA. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Exatas, Centro Universitário Univates. Lajeado, 2011.
SILVA, V. O Uso dos Materiais Manipuláveis nas Aulas de Matemática no Âmbito da Educação de Jovens e Adultos. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos, Universidade da Bahia, Salvador, 2017.
ZENI, J.R.R. Três jogos para o ensino e aprendizagem de números e operações no Ensino Fundamental. Guaratinguetá: UNESP (s/d). p.1-7.