Os saberes profissionais do Professor de Matemática: contribuições da história da educação matemática

Autores/as

  • Wagner Rodrigues Valente UNIFESP – Guarulhos
  • Luciane de Fatima Bertini UNIFESP – Diadema
  • Rosilda dos Santos Morais UNIFESP - Diadema

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2017.v1.26213

Palabras clave:

Formação de professores de matemática, Saber profissional, História da educação matemática

Resumen

Este texto tem por objetivo explicitar que contribuições a história da educação matemática poderá dar à análise dos saberes profissionais do professor de matemática. O estudo realiza um inventário das recentes produções sobre a formação de professores e problematiza as conclusões dessas pesquisas. O artigo utiliza bases teórico-metodológicas sócio-históricas e também considera os resultados vindos de pesquisas realizadas no âmbito da história da educação matemática. Como resultado, o texto conclui pela necessidade de ampliação do intervalo temporal de análise da formação de professores, de modo a que se possa evidenciar a constituição e as transformações do saber profissional do professor de matemática.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

BROUSSEAU, G. Perspectives pour la Didactique des Mathématiques. In: Artigue, R.et al. (Eds). Vingt ans de Didactique des mathématiques en France. Hommage a Guy Brousseau et Gérard Vergnau. Paris: La Pensée Sauvage, Editions, 1994, p. 51-66.
CERICATO, I. L. A profissão docente em análise no Brasil: uma revisão bibliográfica. Rev. Bras. Estud. Pedagog. [online]. 2016, v. 97, n. 246, p. 273-289. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/373714647. Acesso em: 09 mar. 2017.
CORREIA, A. C. L.; SILVA, V. B. Manuais Pedagógicos – Portugal e Brasil – 1930 a 1971 - Produção e Circulação Internacional de Saberes Pedagógicos. Caderno Prestige, 13. Coimbra, Portugal: EDUCA, 2002.
FIORENTINI, D.; GRANDO, R. C.; LIMA, R. C. R.; CRECCI, V. M.; COSTA, M. C. O professor que ensina matemática como campo de investigação: um estudo do estado da arte. São Paulo, SBEM: Anais do ENEM 2016. Disponível em: http://sbempe.cpanel0179.hospedagemdesites.ws/enem2016/anais/pdf/8102_4251_ID.pdf. Acesso em: 25 out. 2016.
FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. (Orgs.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001-2012. Campinas: FE/UNICAMP, 2016. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/pf/subportais/biblioteca/fev-2017/e-book-mapeamento-pesquisa-pem.pdf. Acesso em: 06 mar. 2017.
GATTI, B. A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, jan./abr. 2014.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY. B. Disciplinarisation et disciplination consubstantiellement liées. Deux exemples prototypiques sous la loupe: les sciences de l’éducation et des didactiques des disciplines. In: Balz Engler (Hrsg./Éd.) (2014). Disziplin-Discipline. Fribourg: Academic Press, 2014, p. 27-46.
MEGID, M. A. B. A. et al. Mapeamento da pesquisa paulista sobre o professor que ensina matemática: aspectos físicos e tendências metodológica e temática. In: FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. (Orgs.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001-2012. Campinas: FE/UNICAMP, 2016. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/pf/subportais/biblioteca/fev-2017/e-book-mapeamento-pesquisa-pem.pdf. Acesso em: 06 mar. 2017, p. 107-175.
NACARATO, A. M. et al. Tendências das pesquisas brasileiras que têm o professor que ensina matemática como campo de estudo: uma síntese dos mapeamentos regionais. In: FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. (Orgs.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001-2012. Campinas: FE/UNICAMP, 2016. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/pf/subportais/biblioteca/fev-2017/e-book-mapeamento-pesquisa-pem.pdf. Acesso em: 06 mar. 2017, p. 319-350.
NÓVOA, A. Le temps des professeurs – analyse socio-historique de la profession enseignante au Portugal (XVIIIe.-XXe. siècle). Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1987.
PONTE, J. P. Didácticas específicas e construção do conhecimento profissional. IN: J. Tavares, A. Pereira, A. P. Pedro, & H. A. Sá (Eds.). Investigar e formar em educação. Actas do Congresso da SPCE. Porto: SPCE, 1999. p. 59-72.
RAMOS DO Ó, J.; CARVALHO, L. M. Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno (1880-1960) – estudos comparados Portugal – Brasil. Lisboa: EDUCA, 2009.
SANTOS, L. L. C. P. Entrevista com o Prof. António Nóvoa. Educação & Sociedade. Campinas, SP, v. 33, n. 119, abr.-jun. 2012. p. 633-645
VALENTE, W. R. A matemática na formação do professor do ensino primário – São Paulo, 1875-1930. São Paulo: LF Editorial, 2011.
VALENTE, W. R. Sobre a investigação dos saberes profissionais do professor de matemática: algumas reflexões para a pesquisa. Caminhos da Educação Matemática em Revista (On-line). Aracajú, SE. Disponível em https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/issue/view/16/showToc . Acesso: 10 mar. 2016.
XAVIER, L. N. A construção social e histórica da profissão docente: uma síntese necessária. Revista Brasileira de Educação. v. 19, n. 59. out.-dez. 2014, p. 827-849. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v19n59/02.pdf . Acesso: 06 fev. 2017.

Publicado

2017-09-29

Cómo citar

VALENTE, W. R. .; BERTINI, L. de F.; MORAIS, R. dos S. . Os saberes profissionais do Professor de Matemática: contribuições da história da educação matemática. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 1, n. 1, 2017. DOI: 10.34019/2594-4673.2017.v1.26213. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/26213. Acesso em: 22 nov. 2024.