Os saberes profissionais do Professor de Matemática: contribuições da história da educação matemática

Autores

  • Wagner Rodrigues Valente UNIFESP – Guarulhos
  • Luciane de Fatima Bertini UNIFESP – Diadema
  • Rosilda dos Santos Morais UNIFESP - Diadema

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2017.v1.26213

Palavras-chave:

Formação de professores de matemática, Saber profissional, História da educação matemática

Resumo

Este texto tem por objetivo explicitar que contribuições a história da educação matemática poderá dar à análise dos saberes profissionais do professor de matemática. O estudo realiza um inventário das recentes produções sobre a formação de professores e problematiza as conclusões dessas pesquisas. O artigo utiliza bases teórico-metodológicas sócio-históricas e também considera os resultados vindos de pesquisas realizadas no âmbito da história da educação matemática. Como resultado, o texto conclui pela necessidade de ampliação do intervalo temporal de análise da formação de professores, de modo a que se possa evidenciar a constituição e as transformações do saber profissional do professor de matemática.

 

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Publicado

2017-09-29

Como Citar

VALENTE, W. R. .; BERTINI, L. de F.; MORAIS, R. dos S. . Os saberes profissionais do Professor de Matemática: contribuições da história da educação matemática. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 1, n. 1, 2017. DOI: 10.34019/2594-4673.2017.v1.26213. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/26213. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos