CONTRIBUTIONS OF THE THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS IN TEACHING PRACTICE: A STUDY OF THE FRACTION CONCEPT

Authors

  • Lissa Nareli dos Reis Portela UFOPA https://orcid.org/0000-0002-0290-4682
  • Rudinei Alves dos Santos Instituto Federal do Pará
  • Alzenira da Silva Leão Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.38656

Keywords:

Campo Conceitual, Ensino de fração, Invariantes Operatórios, Estruturas Multiplicativas, Ensino Fundamental

Abstract

Este trabalho é um recorte de uma monografia de especialização, que teve seu aporte teórico ancorado na Teoria dos Campos Conceituais (TCC). Apresentamos discussões que podem contribuir com a prática docente no sentido de oportunizar reflexões sobre a produção dos estudantes, capazes de conduzir a reorientação do professor no processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo é de natureza qualitativa, caracterizado como um estudo de caso e possui como participantes estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola particular da cidade de Santarém, no interior do Pará. O objetivo consiste em investigar quais invariantes operatórios os estudantes expressam ao serem defrontados com situações que envolvem o conceito de parte-todo e razão, do campo multiplicativo das frações para adequar ao processo de ensino. Foram analisados os conceitos-em-ação e teoremas-em-ação evocados diante das situações aplicadas. Destacamos que devido ao isolamento provocado pela pandemia do Covid-19, a etapa de campo ocorreu de forma remota. No entanto, o recurso digital não impossibilitou percebemos que mediar a construção dos conceitos relacionados ao campo conceitual das frações, sobretudo, voltado para produção dos alunos tendo como lente a TCC é relevante. Entendemos que o professor é capaz de trilhar caminho mais seguro, porque fundamenta-se nas propriedades, relações e conceitos em construção, percebidos na ação do estudante. Desta maneira, constatamos na prática que adentrar o conceito através da porta chamada conjunto de situações é um caminho frutífero para o processo de conceitualização do real.

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Published

2023-12-17

How to Cite

PORTELA, L. N. dos R.; SANTOS, R. A. dos; LEÃO, A. da S. CONTRIBUTIONS OF THE THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS IN TEACHING PRACTICE: A STUDY OF THE FRACTION CONCEPT. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.34019/2594-4673.2023.v7.38656. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38656. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Relatos de Experiência