APORTES DE LA TEORÍA DE LOS CAMPOS CONCEPTUALES EN LA PRÁCTICA DOCENTE: UN ESTUDIO DEL CONCEPTO DE FRACCIÓN
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.38656Palabras clave:
Campo Conceitual, Ensino de fração, Invariantes Operatórios, Estruturas Multiplicativas, Ensino FundamentalResumen
Este trabalho é um recorte de uma monografia de especialização, que teve seu aporte teórico ancorado na Teoria dos Campos Conceituais (TCC). Apresentamos discussões que podem contribuir com a prática docente no sentido de oportunizar reflexões sobre a produção dos estudantes, capazes de conduzir a reorientação do professor no processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo é de natureza qualitativa, caracterizado como um estudo de caso e possui como participantes estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola particular da cidade de Santarém, no interior do Pará. O objetivo consiste em investigar quais invariantes operatórios os estudantes expressam ao serem defrontados com situações que envolvem o conceito de parte-todo e razão, do campo multiplicativo das frações para adequar ao processo de ensino. Foram analisados os conceitos-em-ação e teoremas-em-ação evocados diante das situações aplicadas. Destacamos que devido ao isolamento provocado pela pandemia do Covid-19, a etapa de campo ocorreu de forma remota. No entanto, o recurso digital não impossibilitou percebemos que mediar a construção dos conceitos relacionados ao campo conceitual das frações, sobretudo, voltado para produção dos alunos tendo como lente a TCC é relevante. Entendemos que o professor é capaz de trilhar caminho mais seguro, porque fundamenta-se nas propriedades, relações e conceitos em construção, percebidos na ação do estudante. Desta maneira, constatamos na prática que adentrar o conceito através da porta chamada conjunto de situações é um caminho frutífero para o processo de conceitualização do real.
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