A utilização de uma sequência didática para o ensino de Potências e Raízes
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.41012Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino Fundamental, MatemáticaResumo
A sequência didática é um conjunto de atividades articuladas que são planejadas com a intenção de atingir um determinado objetivo didático. Assim, tendo em vista as dificuldades dos alunos em relação aos conteúdos de Potências e Raízes, se propôs o desenvolvimento de uma sequência didática com a finalidade de sanar as principais dúvidas e permitir a aprendizagem significativa desses conteúdos matemáticos. A proposta foi desenvolvida nas turmas A e B do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Mercês - MG durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba. A sequência didática, que era composta por uma história sobre as Potências, uma revisão do conteúdo, uma lista de atividades e um jogo de tabuleiro relacionado aos conteúdos de Potenciação e Radiciação, tornou as aulas mais dinâmicas, abrangentes e participativas e contribuiu de forma significativa para a aprendizagem dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
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