A utilização de uma sequência didática para o ensino de Potências e Raízes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.41012

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino Fundamental, Matemática

Resumo

A sequência didática é um conjunto de atividades articuladas que são planejadas com a intenção de atingir um determinado objetivo didático. Assim, tendo em vista as dificuldades dos alunos em relação aos conteúdos de Potências e Raízes, se propôs o desenvolvimento de uma sequência didática com a finalidade de sanar as principais dúvidas e permitir a aprendizagem significativa desses conteúdos matemáticos. A proposta foi desenvolvida nas turmas A e B do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Mercês - MG durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba. A sequência didática, que era composta por uma história sobre as Potências, uma revisão do conteúdo, uma lista de atividades e um jogo de tabuleiro relacionado aos conteúdos de Potenciação e Radiciação, tornou as aulas mais dinâmicas, abrangentes e participativas e contribuiu de forma significativa para a aprendizagem dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

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Publicado

2023-07-22

Como Citar

BATISTA, J. de M. .; SANTIAGO, R. V. A utilização de uma sequência didática para o ensino de Potências e Raízes . Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.34019/2594-4673.2023.v7.41012. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/41012. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos