Crianças, criação estética e autorias
um estudo sobre os processos de criação na infância
Palavras-chave:
Crianças, Criação, AutoriasResumo
O texto discute alguns princípios conceituais relacionados à Filosofia da Linguagem de Mikhail Bakhtin, principalmente no que se refere à sua Estética, para buscar afirmar e compreender o papel constitutivo da linguagem na consideração das crianças como sujeitos na cultura, capazes de criação estética, de enunciação e de autorias, desde seus primeiros momentos de vida. Busca trazer alguns dados de pesquisa para compreender a centralidade e exigibilidade da discussão filosófica do conceito de criação, para repensar as relações formativas com crianças.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Apontamentos dos Anos Quarenta: O homem ao espelho. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, Mikhail. Lendo Razlúka de Púchkin: a voz do outro na poesia lírica. Trad. Marisol Barenco e Mario Ramos Francisco Junior. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Bernardini et alii. São Paulo: Hucitec, 2002.
COHEN, Hermann. Ästhetik des reinen Gefühls. Erster Band: Die Grundlegung der systematischen Ästhetik. Herausgeegeben im Januar 2020 von Ronald Bär. Reproduktion auf Grundlage der Ausgabe Verlag Bruno Cassirer, Berlin, 1912.
COHEN, Hermann. Ästhetik des reinen Gefühls. Zweiter Band: Die Bestätigung der systematischen Ästhetik in den Arten der Künste und an ihrer Geschichte. Herausgeegeben im Januar 2020 von Ronald Bär. Reproduktion auf Grundlage der Ausgabe Verlag Bruno Cassirer, Berlin, 1912.
CONCENCIO, Márcia Menezes. “E pra que tem um monte de caracol? Mas só precisava de um”: a alfabetização como ato estético. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, 2024.
CONCENCIO, Márcia Menezes. Alfabetização e autorias: escrituras com crianças na Escola Municipal Sebastiana Gonçalves Pinho. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, 2019.
DELL’ATTI, Emannuele. L’ambiente semiotico. Condizioni, dintorni, ricognizioni, Pensa MultiMedia, Lecce, 2013.
GAMBA, Ezio. La Legalità del Sentimento Puro: l’estetica di Hermann Cohen come modello di una filosofia della cultura. Milano: Mimesis Edizioni, 2008.
GOULD, S. J. & Vrba E. S. Exaptation: a missing term in the science of form. In: Paleobiology, 8, 1982, pp. 4-15.
LIMA, Marcia Fernanda C. “Vem ver, Renatinha, uma froza!”: A criança, o poeta e a poesia numa tese-ninho. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, 2020.
LIMA, Marcia Fernanda; MELLO, Marisol Barenco. Dezenove. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.
LOPES, Ana Lúcia.; MELLO, Marisol Barenco. “Quem é o ingênuo, afinal?” In: Educação em Foco (Juiz de Fora), v.24, p.897 - 925, 2019.
LOPES, Ana Lucia. Um novato lá na sala, tia, tem que pegar ele também, escreve tudo agarrado! A escuta das enunciações sobre o aprender nas conversas das crianças. Tese de doutorado. Orientadora Marisol Barenco. Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2018.
LOPES, Jader Janer Moreira; MELLO, Marisol; GONZALEZ, Rafael A. G. A Linguagem das crianças como chamado para novas circunstâncias, 2025 (no prelo).
LOPES, Jader Janer Moreira; MELLO, Marisol Barenco; LIMA, Marcia Fernanda. “Por que rimos das crianças?” In: Linhas Críticas (online), v.27, p.1 - 18, 2021.
LOPES, Jader Janer Moreira; MELLO, Marisol Barenco. “Autorias infantis: processos intermodais de criação”. In: Infâncias e Educação Infantil em Foco. Curitiba: Editora CRV, 2017b, v.1, p. 31-44.
LOPES, Jader Janer Moreira; MELLO, Marisol Barenco. “Cartografia com Crianças: lógicas e autorias infantis”. In: Revista Brasileira de Educação em Geografia, v.7, p.67 - 78, 2017c.
LOPES, Jader Janer Moreira; MELLO, Marisol Barenco. “Quando perdemos a confiança na linguagem?” In: Revista Brasileira de Alfabetização, v.1, p.15 - 30, 2017a.
MELLO, Marisol Barenco; CONCENCIO, Márcia. “Escutar as crianças: por um mundo onde mais humanos enunciem em muitas linguagens”. In: Infâncias: contextos de ação, interação e participação. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2020, v.1, p. 133-166.
MELLO, Marisol Barenco; SILVA, Maria Letícia. “Um pedaço da vida chamado escrita infantil”. In: Palavras e Contrapalavras: cortejando a vida na estética do cotidiano - Caderno de estudos VII. São Carlos - SP: Pedro e João Editores, 2015, v.1, p. 163-170.
MELLO, Marisol Barenco. Elementos da estética bakhtiniana: Cronotopo, Arte e Formação Humana. Pesquisa de pós-doutoramento com início em 2025, em andamento.
PONZIO, Augusto. Livre Mente: processos cognitivos e educação para a linguagem. Trad. Marisol Barenco e Marcus Vinicius Oliveira. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.
SEBEOK, Thomas. The Signs & Its Masters. University of Texas Press, Austin, 1979; trad. it., Il segno e i suoi maestri, Adriatica, Bari, 1985.
SILVA, Maria Leticia. Um risco na noite: uma semiótica do autorretrato artístico de criança na escola. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, 2019.
SPET, Gustav G. La forma interna della parola: studi e variazioni su temi humboldtiani (1927). A cura di Michela Vendetti. Milano: Mimesis Edizioni, 2015.
