Divulgação científica sobre o ensino de oralidade e formação de professores
experiências vividas em um projeto de extensão
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.46248Palavras-chave:
Formação docente, oralidade, gêneros oraisResumo
Neste trabalho, apresentamos os resultados do projeto de extensão ‘Divulgação científica, oralidade e formação de professores de Língua Portuguesa”, da Universidade Federal de Juiz de Fora, integrado ao Laboratório brasileiro de oralidade, formação e ensino – LABOR. Para tanto, evidenciamos a importância do trabalho de divulgação científica como mecanismo para possibilitar acesso de professores a conteúdos sobre oralidade, visto que pesquisas constatam uma ausência dessa temática na formação docente (Galvão; Azevedo, 2015; Luna, 2017; Magalhães; Lacerda, 2019). Desse modo, reforçamos a relevância de um trabalho sistematizado em torno dos gêneros orais, que busca romper com a supremacia da escrita. A fim de cumprir com nosso propósito, apresentamos ações desenvolvidas no decorrer do projeto, como a manutenção da página do LABOR no Instagram, com divulgação de resultados de pesquisa, cursos e materiais no eixo da oralidade. Finalmente, refletimos sobre os impactos gerados por essas atividades, tanto para nós quanto para os seguidores do perfil.
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