Observação colaborativa de aulas, conhecimento profissional docente e supervisão
um estudo numa escola secundária em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30837Palabras clave:
Observação de aulas, Supervisão colaborativa, Conhecimento profissional docente, Formação contínua de professoresResumen
O estudo centra-se numa experiência de observação colaborativa de aulas, vivida por um grupo de seis professores, numa escola secundária em Portugal, durante uma oficina de formação, entre outubro de 2014 e janeiro de 2015. São analisadas as representações dos professores-formandos relativamente à observação colaborativa de aulas, procurando compreender os efeitos desta estratégia supervisiva na (re)construção do seu conhecimento profissional. A recolha de dados efetuou-se no início e final da oficina de formação, respetivamente, através da aplicação de questionários, de reflexões individuais e de relatórios de observação colaborativa. A análise dos dados seguiu uma metodologia de natureza qualitativa assente numa abordagem fenomenológico-interpretativa, concretizada através da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam as potencialidades formativas da observação colaborativa de aulas na (re)construção do conhecimento profissional docente ao permitir que os docentes conheçam, interpretem e reconstruam o ensino que praticam.
Descargas
Citas
ALARCÃO, Isabel; CANHA, Bernardo. Supervisão e colaboração: uma relação para o desenvolvimento. Porto: Porto Editora, 2013.
ALARCÃO, Isabel; ROLDÃO, Maria do Céu. Supervisão. Um contexto de desenvolvimento profissional de professores. Mangualde: Pedago, 2008.
ALARCÃO, Isabel; TAVARES, José. Supervisão da prática pedagógica - Uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. 2a edição. Coimbra: Edições Almedina, 2003.
AMADO, João. A investigação em educação e seus paradigmas. In AMADO, João. (coord.). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2013, p.19-71.
AVALOS, Beatrice. Teacher professional development in Teaching and Teacher Education over ten years. Teaching and teacher education, 27, 2011, p. 10-20.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação, uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRAGA, Fátima. Processos e protocolos de observação da prática docente numa lógica de supervisão colaborativa – Contributos para a profissionalidade docente. In Machado, E. A.; Alves, M.P. & Gonçalves, F.R. (org.). Observar e Avaliar as Práticas Docentes. Santo Tirso: De Facto Editores, 2011, p. 65-80.
CRUZ, Isabel. Potenciar as práticas de observação de aulas – Supervisão e colaboração. In Machado, Eusébio A.; Alves, Maria Palmira; Gonçalves, Fernando Ribeiro (org.). Observar e Avaliar as Práticas Docentes. Santo Tirso: De Facto Editores, 2011, p. 81-94.
DIAS, Carlos Melo; MORAIS, José António. Interacção em sala de aula: Observação e análise. Revista Referência, nº 11, 2004, p. 49-58.
ESTRELA, Albano. Teoria e prática de observação em classes – Uma estratégia de formação de professores. 4ª Edição. Porto: Porto Editora, 1994.
FORTE, Ana Maria; FLORES, Maria Assunção. Potenciar o desenvolvimento profissional e a colaboração docente na escola. Cadernos de pesquisa (42), nº 147, 2012, p. 900- 919.
LAWSON, Tony. Sustained classroom observation: what does it reveal about changing teatching practices? Journal of Further and Higher Education, 35: 3, 2011, p. 317-337.
LEE, Hea-Jin. Understanding and assessing preservice teachers’ reflective thinking. Teaching and Teacher Education, 21, 2005, p. 699-715.
LEITE, Carlinda. Percursos e têndencias recentes da formação de professores em Portugal. Revista Educação, 3, (57), 2005, p. 371-389.
MACEDO, Lara. Observação colaborativa de aulas e conhecimento profissional: um estudo numa escola secundária. Dissertação de Mestrado em Supervisão. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2016.
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sífiso. Revista de Ciências da Educação, 8, 2009, p. 7-22.
MARCELO, Carlos; PRYMA, MarieldaA aprendizagem docente e os programas de desenvolvimento profissional. In Marcelo, C.; Pryma, M. (org.). Desafios e trajetórias para o desenvolvimento profissional docente. Curitiba: Editora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2013, p.37-53.
MARTINS, Ana Paula. O poder da colaboração na (re)construção do conhecimento profissional: um estudo em contexto. Dissertação de Mestrado em Supervisão. Universidade de Aveiro: Aveiro, 2016.
NÓVOA, António. O regresso dos professores. In Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Conferência Desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da aprendizagem ao longo da vida, 2008, p. 21-28. Disponível em: http://www.dgae.mec.pt/web/14654/formacao_continua. Acesso em: 9 de abril de 2020.
O’LEARY, Matt. Classroom observation. A guide to the effective observation of teaching and learning. Londin and New York: Routledge,2014.
OLIVEIRA, Lia; MELO, Maria do Céu; MOREIRA, Maria Alfredo. Observação interpares: análise de uma prática colaborativa. In Silva, Bento; Almeida, Leandro (orgs.) Actas do VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia. Braga: CIED, IEP, Universidade do Minho. 2005, p. 2885 – 2891.
PARENTE, Cristina. Observação: um percurso de formação, prática e reflexão. In Oliveira-Formosinho, J. (org.). A supervisão na formação de professores I: da sala à escola. Porto: Porto Editora, 2002, p. 166-216.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In Pimenta, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999, p.15-35.
PONTE, João Pedro. Investigar a nossa própria prática: uma estratégia de formação e de construção do conhecimento profissional. PNA: Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática, 2(4), 2008, p. 153-180.
POSTIC, Marcel. Observação e formação de professores. 2ª Edição. Coimbra: Livraria Almedina, 1990.
REIS, Pedro. Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. (Ministério da Educação, Ed.). Lisboa: Cadernos do CCAP, 2011. Disponível em: http://www.ccap.min-edu.pt/pub.htm. Acesso em: (9 de abril de 2020).
ROLDÃO, Maria do Céu. Formação de professores baseada na investigação e prática reflexiva. In Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Conferência Desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da aprendizagem ao longo da vida, 2008, p. 40-50. Disponível em: http://www.dgae.mec.pt/web/14654/formacao_continua. Acesso em: 6 de abril de 2020.
SHULMAN, Lee. Those who understand: Knowledge growth. In teatching. Educational Researcher, vol. 15, nº 2, 1986, p. 4-14.
VIEIRA, Flávia. Supervisão. Uma prática reflexiva de formação de professores. 1ª Edição. Rio Tinto: Edições Asa, 1993.
VIEIRA, Flávia. A experiência educativa como espaço de (trans)formação profissional. LINGVARVM ARENA, vol. 2, 2011, p. 9-25.
VIEIRA, Flávia; MOREIRA, Maria Alfredo. Supervisão e avaliação do desempenho docente: para uma abordagem de orientação transformadora. Lisboa. Ministério da Educação – Conselho Científico para a Avaliação de professores, 2011. Disponível em: http://www.ccap.min-edu.pt/docs/Caderno_CCAP_1-Supervisao.pdf. Acesso em: 6 de abril de 2020.
WRAGG, Edward Conrad. An introduction to classroom observation. Classic ed. London: Routledge, 2012.
YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4ª Edição. Porto Alegre: Bookman, 2010.