As possibilidades e potencialidades do ensino de línguas estrangeiras na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.33428Keywords:
Ensino de Línguas Estrangeiras. Residência Docente. Educação BásicaAbstract
O presente trabalho tem por objetivo descrever e analisar como o ensino de línguas estrangeiras se constitui na Educação Básica. Pretendemos demonstrar e defender como esse ensino pode ser potencializado, diante de políticas públicas, em termos de formação docente e discente. As experiências aqui narradas ocorreram ao longo do Programa de Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora, tendo como campo de atuação o Colégio de Aplicação João XXIII e as três disciplinas de Línguas Estrangeiras por ele ofertadas, a saber, inglês, francês e espanhol. A proposta teórico-metodológica tem como base a autoetnografia (ELLIS; ADAMS, 2014) para que pudéssemos integrar nossa experiência docente às percepções de nossos alunos, defendendo um ensino de línguas estrangeiras possível e potente. Os resultados do estudo aqui exposto evidenciam a relevância da inserção de mais de uma língua estrangeira na educação básica uma vez que elas podem ser pontes para outras disciplinas, podem incentivar, abrir portas e caminhos, apresentar novas culturas e povos, expandir o conhecimento e muito mais.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCCpublicacao.pdf. Acesso em: 06 jan. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.415/2017, de 13 de fevereiro de 2017. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. 2017.
LEITÃO, Márcio Martins. Psicolinguística Experimental: focalizando o processamento da linguagem. In: MARTELOTTA, Mário Eduardo. (org.). Manual de Linguística. 1 Ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008. p. 217-234.
BRITISH COUNCIL. O ensino de inglês na educação pública brasileira: elaborado com exclusividade para o British Council pelo Instituto de Pesquisas Plano CDE. São Paulo, SP: British Council Brasil, 2015. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/estudo_oensinodoingl esnaeducacaopublicabrasileira.pdf. Acesso em: 08 jan. 2020.
LENNEBERG, Eric Heinz. Biological foundations of language. New York: Wiley. 1967.
MAGALHÃES, Célia Elisa Alves de. Autoetnografia em contexto pedagógico: entrevista e reunião como lócus de investigação. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, v. 22, p. 16-33, 2018.
MOTTER, Rose Maria Belim. Reflexões Sobre o Ensino de Línguas Estrangeiras na Infância. Línguas & Letras (UNIOESTE), v. 8, p. 67-78. 2007.
MULIK, Katia Bruginski. O ensino de língua estrangeira no contexto brasileiro: um passeio pela história. Revista de Estudos Linguísticos e Literários, Patos de Minas, v. 5, n. 1, p. 14-22, mar. 2012.
PARAQUETT, Marcia. Multiculturalismo, interculturalismo e ensino/ aprendizagem de espanhol para brasileiros. In: BARROS, Cristiano Silva; COSTA, Elzimar. (Org). Espanhol: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. Coleção Explorando o Ensino, v. 16. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ index.php?option=com_content&view=article&id=16903&Itemid= 1139. Acesso em: 15 nov. 2019.
RODRIGUES, Luiz Carlos Balga. A formação do professor de língua estrangeira no século XXI: entre as antigas pressões e os novos desafios. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 2, n. 19, p. 13-34, dez. 2016.
SILVA, Katia Marques. Convergência e contradição entre uma abordagem “desejada” e uma abordagem “real” do ensino de língua estrangeira. 2001. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.
VERSIANI, Daniela Beccaccia. Autoetnografias: conceitos alternativos em construção. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005.
VILANOVA; Luiz Celso Pereira. Ouça quem está falando agora. Sinapse Online, 26 ago. 2003. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u542.shtml.