O importante papel do plano de aula na prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.44937

Palavras-chave:

Plano de aula. Ensino de língua inglesa. Abordagem Comunicativa

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo descrever e analisar a relevância do plano de aula na prática pedagógica.  O objetivo do Projeto foi proporcionar a aprendizagem da língua inglesa em nível básico para alunos de baixa renda e/ou em situação de vulnerabilidade social, oferecendo ao final do curso um certificado de proficiência. A proposta teórica metodológica tem como base a Abordagem Comunicativa (Richards e Rodgers, 1986) e o Plano de aula (Oliveira, 2022). Os resultados evidenciam que em conjunto com a relevância do processo de planejamento, a seleção e emprego de uma abordagem de ensino é crucial. A percepção e avaliação processual da professora, bem como o feedback fornecido pelos alunos, demonstram que a assimilação do conteúdo foi satisfatória. É relevante ressaltar que essa experiência apresentou aspectos positivos não apenas para os alunos, mas também para a professora em fase de formação.

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Biografia do Autor

Renata Bittencourt Procópio, Colégio Aplicação João XXIII - UFJF

Graduada em Letras, especialização no Ensino da Língua Inglesa pela UFMG, mestrado em Letras pela UFJF e doutorado em Linguística pela UFJF. Professora do quadro efetivo do Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF. Área de atuação: Língua Inglesa.

Gabriela Toldo Cortez, Graduanda em letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF

 Graduanda em letras pela UFJF. Bolsista do Programa de Extensão "Ensino da língua inglesa com fins de certificação (nível básico)" e do Programa de Treinamento Profissional "Potencialização do ensino-aprendizagem de inglês para alunos com necessidades especiais". obrigada,

Referências

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Publicado

2024-08-23