Queixas escolares no ensino de Matemática: caracterizações realizadas por professores do ensino fundamental da microrregião de Floriano/PI
Abstract
O presente estudo partiu da necessidade de compreender o baixo rendimento dos discentes junto à disciplina Matemática na microrregião de Floriano/PI, e teve como objetivo caracterizar as principais queixas e dificuldades encontradas no ensino, conforme a concepção de professores do ensino fundamental das escolas públicas. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa, e quanto aos objetivos é classificada como descritiva. Os dados foram tratados e analisados a partir da hermenêutica de profundidade. Os resultados apontam dificuldades encontradas por professores no desenvolver do trabalho na escola, problemas enfrentados no cotidiano escolar, conceitos de aprendizagem apresentados pelos professores, métodos utilizados para avaliar o desempenho dos alunos em relação aos conteúdos matemáticos, entre outros. Muitos dos professores atribuem suas próprias dificuldades aos alunos, sob uma lógica de culpabilização do aprendiz; já outros vêm intervindo em tais dificuldades, fazendo uso de estratégias didático/metodológicas para a consolidação dessa aprendizagem.
This study stemmed from the need to understand the low income students with the mathematical discipline in the micro-region of Floriano / PI, and aimed to characterize the main complaints and difficulties encountered in teaching, as the design of elementary school teachers in public schools. The methodology was qualitative approach, and of the aims is classified as descriptive. Data were processed and analyzed from the Depth Hermeneutics. The results indicate difficulties encountered by teachers in the work of developing the school, problems faced in everyday school life, learning concepts presented by teachers, methods used to assess student performance in relation to mathematical content, among others. Many teachers assign their own difficulties students
under a blame logic of the learner; while others have taken part in such difficulties, making use of didactic / methodological strategies for the consolidation of learning.
Este estudio surgió de la necesidad de comprender los estudiantes de bajos ingresos con la disciplina matemática en la microrregión de Floriano / PI, y tuvo como objetivo caracterizar las principales quejas y dificultades encontradas en la enseñanza, como el diseño de los maestros de primaria en las escuelas públicas. La metodología fue enfoque cualitativo, y de los objetivos es clasificada como descriptiva. Los datos fueron procesados y analizados desde la profundidad hermenéutica. Los resultados indican dificultades que encuentran los profesores en el trabajo de desarrollo de la escuela, los problemas que enfrentan en la vida escolar cotidiana, conceptos de aprendizaje presentados por los profesores, los métodos utilizados para evaluar el desempeño de los estudiantes en relación con el contenido matemático, entre otros el aprendizaje. Muchos maestros asignan sus propios estudiantes dificultades bajo una lógica culpa del alumno; mientras que otros han tomado parte en este tipo de dificultades, haciendo uso de estrategias didácticas / metodológicos para la consolidación del aprendizaje.