Queixas escolares na perspectiva de professores de Língua Portuguesa: estudo em escolas da rede pública no Piauí

Autores

  • Mirlanne da Silva Brito Campus Ministro Reis Velloso – UFPI.
  • Fauston Negreiros Campus Ministro Reis Velloso – UFPI

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19028

Resumo

O presente texto tem como objetivo obter informações pertinentes acerca das principais queixas escolares da Língua Portuguesa, oriundas do ambiente escolar, por docentes da Educação Básica das microrregiões de Floriano – PI e de Parnaíba – PI. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa; desta forma, os dados foram analisados a partir da Hermenêutica de Profundidade, seguida de suas três etapas: análise sóciohistórica; formal ou discursiva; e a (re)interpretação. Os resultados apontam que as principais dificuldades na aprendizagem são: problemas enfrentados no cotidiano da sala de aula; aprendizagem no ensino de Português; os métodos utilizados para avaliar; atividades e recursos didáticos utilizados na sala de aula. Assim sendo, a Língua Portuguesa perpassa por alguns problemas que indicam a má qualidade do ensino, e os docentes atribuem a culpa pelas queixas escolares aos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirlanne da Silva Brito, Campus Ministro Reis Velloso – UFPI.

Graduanda em Pedagogia/Campus Ministro Reis Velloso – UFPI. Membro do PSIQUED – Núcleo de Pesquisa e Estudos em DesenvolvimentoHumano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar, vinculado ao CNPQ. 

Fauston Negreiros, Campus Ministro Reis Velloso – UFPI

 Professor, Doutor em Psicologia Educacional/Campus Ministro Reis Velloso – UFPI. Coordenador do PSIQUED – Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar, vinculado ao CNPQ. Membro do Fórum Nacional de Medicalização da Educação e Sociedade. E

Downloads

Publicado

2018-03-22