A monitoria de ensino enquanto ferramenta de aprendizagem
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.36611Palabras clave:
Monitoria de Ensino, Métodos e Técnicas de Pesquisa, AprendizagemResumen
A monitoria de ensino propicia o desenvolvimento acadêmico, uma vez que aproxima o aluno da atuação docente. Nesse sentido, este texto tem como objetivo relatar as ações desenvolvidas na monitoria da disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa, destacando sua importância enquanto instrumento de aprendizagem para a formação do monitor. As atividades foram realizadas durante os anos de 2019 e 2020, nas turmas do quinto semestre do Curso de Psicologia, em uma instituição de Ensino Superior do sertão baiano. Enquanto resultados, constatou-se que a prática de monitoria estimula a aprendizagem, visto que o graduando desenvolve atitudes autônomas perante o conhecimento. Em suma, a participação na monitoria contribuiu fundamentalmente para a construção de conhecimentos sobre o processo de pesquisa e escrita científica.
Descargas
Citas
COGO, Ana Luisa Petersen et al. Monitoria a distância em disciplina do curso de graduação em enfermagem: relato de experiência. In: Congresso Internacional ABED de Educação à Distância (18. 2012 set. 23-26: São Luís, MA). Anais. São Luís: ABED, 2012. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/104369/000873180.pdf?sequence=1. Acesso em: 03. Jan. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-posições, v. 27, p. 133-153, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/WsS9BVxr8VXR796zcdDNcmM/?lang=pt. Acesso em: 03. Jan. 2021.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnica de Pesquisa. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MATOSO, Leonardo Magela Lopes. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Universidade Potiguar-UNP. CATUSSABA-ISSN 2237-3608, v. 3, n. 2, p. 77-83, 2014. Disponível em: https://repositorio.unp.br/index.php/catussaba/article/view/567. Acesso em: 04. jan. 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; CRUZ NETO, Otávio; GOMES, Romeu (Orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu. v17i48.9010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 30 maio. 2024.
OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de et al. Oficinas de Elaboração de Comunicação e Escrita Científica com Estudantes Universitários. Psicologia Ciência e Profissão, v. 34, n. 1, p. 252-263, 2014. Doi: 10.1590/S1414-98932014000100018. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2820/282031845018.pdf. Acesso em: 10. fev. 2021.