Formação de professores que ensinam Matemática no curso Residência Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.34552

Palavras-chave:

Residência Docente. Formação de Professores. Educação Matemática.

Resumo

Neste texto relatamos o trabalho desenvolvido com professores que ensinam Matemática, participantes de um curso de especialização, no período de 2018 a 2020. A formação foi desenvolvida de maneira coletiva, com foco no trabalho escolar, e buscou considerar as experiências e saberes dos professores. O curso contemplou múltiplos processos e formatos: leituras de artigos, dissertações e documentos curriculares; partilha de experiências, preparação de resenhas, elaboração de mapas mentais, elaboração de sequências didáticas, desenvolvimento de projetos, escrita de memorial, desenvolvimento de pesquisas sobre a própria prática e participação em seminários. A partir de dados coletados nos relatórios mensais produzidos pelas professoras orientadoras e pelos memoriais dos residentes sobre as diversas frentes de trabalho desenvolvidas, procuramos evidenciar como o curso contribuiu para o desenvolvimento profissional dos residentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rafaela Correia Ferreira, UFMG

Professora do Núcleo de Matemática do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Mestrado em Educação e Docência da Faculdade de Educação da UFMG. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, na linha de pesquisa em Educação Matemática. Mestre em Educação pela mesma instituição. Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003) e especialização em Educação Matemática também pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). Membro do GHOEM - Grupo de Pesquisa "História Oral e Educação Matemática" e do GEN - Grupo de Estudos sobre Numeramento (FaE-UFMG). Pesquisa atualmente os seguintes temas: Educação Matemática, Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA), História da Educação Matemática, Numeramento, Ensino de Álgebra, Educação Infantil, Atividades Investigativas e Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Matemática.

Referências

ALVARADO-PRADA, Luis Eduardo; FREITAS, Thaís Campos; FREITAS, Cinara Aline. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 30, p. 367-387, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_ 110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 31 mar. 2020.

CORREIA, Warley Machado. Possíveis influências do projeto residência docente na identidade profissional de professores de matemática: uma visão pragmatista da constituição da identidade. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

CROWLEY, Mary. O modelo de Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico. In: LINDQUIST, Montgomery Mary; SHULTE, Albert. P. Aprendendo e ensinando Geometria. Tradução de Hygino Hungueros Domingues. São Paulo: Atual, 1994.p. 1-19.

FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Sobre a adoção do conceito de numeramento no desenvolvimento de pesquisas e práticas pedagógicas na educação matemática de jovens e adultos. In: ENEM, 9, 2007, Belo Horizonte. [Anais eletrônicos...], 2007, 1 CDROM.

FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Conceito (s) de numeramento e relações com o letramento. In: LOPES, Celi Espasandin; NACARATO, Adair Mendes. (Org.) Educação matemática, leitura e escrita: armadilhas, utopias e realidades. Campinas: Mercado das Letras, 2009.

NASSER, Lilian; SOUSA, Geneci Alves de; PEREIRA, João Alexandre. Explorando a geometria do ensino fundamental por meio de reflexões, translações e rotações. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 8, 2004, Recife. Anais... 19 p. Recife: UFPE, 2004.

NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO. Disponível em: <http://www.nepso.net>. Acesso em: 10 jun. 2021.

NÓVOA, Antônio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educación, n. 350, set./dez. 2009. Disponível em: http://www.revistaeducacion.mec.es/ re350_09.html. Acesso em: 10 ago. 2018.

PONTE, João Pedro da. Estudando o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor de matemática. Teoría, critica y prática de la educación matemática. Barcelona: En N. Planas, 2012. p. 83-98.

VAN DE WALLE, John A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. São Paulo: Papirus, 2009.

USISKIN, Zalman. Concepções sobre a álgebra da escola média e utilizações das variáveis. In: COXFORD, Arthur F.; SHULTE, Albert P. (Org.). As ideias da Álgebra. São Paulo: Atual, 1997.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)