Diálogos possíveis sobre o processo de inclusão
promovendo espaços de fala
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.27827Palavras-chave:
Singularidade, Espaço de fala, InclusãoResumo
As reflexões aqui propostas foram construídas a partir da escuta de estudantes do Segundo Ciclo cujo foco foi ouvir, especificamente, crianças com laudos médicos e alunos cujo desempenho escolar estava aquém das expectativas da escola. Para este texto, elegemos dizeres de um estudante diagnosticado com o transtorno do espectro autista e apresentamos algumas reflexões a respeito do seu modo de interagir com o ambiente escolar. Neste trabalho, destacamos a importância de dar voz aos estudantes na tentativa de conhecer as imagens que eles têm de si e os modos como dizem da sua relação com o outro. Nesse sentido, a entrevista individual, sob a orientação do campo do saber psicanalítico, apresentou-se como instrumento metodológico estruturado a partir do princípio de associação livre. À luz de possíveis articulações entre Educação e Psicanálise, foram problematizadas questões relativas ao processo de escolarização e foi possível verificar os modos como diferentes discursos atravessam o espaço escolar e produzem efeitos nas relações interpessoais.
Downloads
Referências
FREUD, Sigmund. Análise terminável e interminável. Edição eletrônica standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, Vol. XXIII, Rio de Janeiro: Imago, p. 134-163.
FREUD, Sigmund. Prefácio à Juventude desorientada, de Aichhorn. [1925]. Vol. XIX. Edição eletrônica standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, Rio de Janeiro: Imago, p. 161-162.
LACAN, Jacques. O triunfo da religião. Rio de Janeiro: Zahar, [1974] 2005.
MRECH, Leny Magalhães. Mas, afinal o que é educar. In: MRECH, Leny Magalhães (org.). O impacto da psicanálise na educação. São Paulo: Editora Avercamp, 2005 p. 13- 31.
MRECH, Leny Magalhães. O impacto do Terceiro Ensino de Lacan: novas contribuições para algumas articulações possíveis entre Psicanálise e Educação. In: MRECH, Leny Magalhães (org.). O impacto da psicanálise na educação. São Paulo: Editora Avercamp, 2005a. p. 143- 158.
ORNELLAS, Maria de Lourdes S. [Entre]vista: a escuta revela. Salvador, EDUFBA, 2011.