O Conservatório de Música Lia Salgado e os processos de subjetivação
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29967Palavras-chave:
Arte, Educação, SubjetivaçãoResumo
Com este texto queremos problematizar os processos de subjetivação entendendo-os como educativos, na medida em que são responsáveis pela constituição de sujeitos, envolvendo mecanismos de construção cultural e social. Para isso, elegemos o Conservatório de Música Lia Salgado como campo privilegiado de investigação, dada sua importância para a cidade de Leopoldina/MG e sua vinculação histórica com um projeto de ensino mais abrangente para as artes. Interessa-nos pensar como essa instituição de ensino foi se constituindo e ainda hoje se mantém como espaço de ensino e formação pela música, aproximando-nos da perspectiva de Michel Foucault, que investe na problematização da constituição de sujeitos permeados pelas relações de poder. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizada a metodologia de grupo focal com alunos em curso e egressos.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae. A imagem do ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva: Fundação Lochpe, 1991.
CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault. Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Tradução Ingrid Muller Xavier. Revisão técnica Alfredo Veiga-Neto e Walter Kohan. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
FISCHER, Ernst. A Necessidade da Arte. São Paulo: Círculo do livro, 1979.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
______. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Tradução Maria Tereza da Costa Albuquerque e J. A. Guillon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graall, 1988.
______. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hurbert L.; RABINOW, Paul. Michel Foucault - Uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-249.
REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais. São Carlos: Clara Luz, 2005.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu. (org.) Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
ZAGONEL, Bernadete. Arte na educação escolar. Curitiba: Ibpex, 2008.