A concepção educativa de tempo e espaço na perspectiva do movimento das Cidades Educadoras

Autores

  • Valdeney Lima da Costa Universidade Estadual do Piauí (UESPI).Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Flávia Russo Silva Paiva Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19030

Resumo

O presente artigo analisa as categorias tempo e espaço na perspectiva do Movimento das Cidades Educadoras. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa bibliográfica referenciada em pesquisadores que dialogam com a proposta educativa do referido movimento (MOLL, 2009; GADOTTI, 2009; GOMEZ-GRANELL; VILA, 2003) e, também, com outros autores que se debruçam sobre o estudo da ampliação da jornada escolar e realizam reflexões acerca dos princípios das Cidades Educadoras (CAVALIERE, 2007, 2009; COELHO, 2014; SILVA, 2013). Realizamos ainda um estudo documental a partir das duas versões da Carta das Cidades Educadoras (1990, 2004) e de documentos publicados pelo Ministério da Educação (MEC) sobre o Programa Mais Educação. Os resultados do presente ensaio revelam outra lógica de reorganização de tempos e espaços na perspectiva do Movimento das Cidades Educadoras.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdeney Lima da Costa, Universidade Estadual do Piauí (UESPI).Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor Assistente da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisador do Núcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI)/UNIRIO. 

Flávia Russo Silva Paiva, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI)/UNIRIO. 

Downloads

Publicado

2018-03-22