O tempo integral escolar e a formação continuada na percepção de professores

Autores

  • Flávia Russo Silva Paiva Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19020

Resumo

O objetivo da pesquisa apresentada neste artigo consistiu em investigar como professores que atuam no desenvolvimento do Projeto “Educação em Tempo Integral”, da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, e discentes de um curso de aperfeiçoamento percebem o tempo integral e a formação continuada direcionada para a atuação docente em propostas de ampliação da jornada escolar. A pesquisa orientou-se pela abordagem qualitativa e valemo-nos da entrevista com roteiro semiestruturado como instrumento para coleta de informações. Os resultados deste estudo nos possibilitam destacar duas percepções do tempo integral no entendimento das docentes: como possibilidade de evitar a permanência de crianças na rua, bem como de ofertar acompanhamento pedagógico aos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Russo Silva Paiva, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI)/UNIRIO. E

Downloads

Publicado

2018-03-22

Edição

Seção

Artigos