A concepção educativa de tempo e espaço na perspectiva do movimento das Cidades Educadoras
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19030Abstract
O presente artigo analisa as categorias tempo e espaço na perspectiva do Movimento das Cidades Educadoras. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa bibliográfica referenciada em pesquisadores que dialogam com a proposta educativa do referido movimento (MOLL, 2009; GADOTTI, 2009; GOMEZ-GRANELL; VILA, 2003) e, também, com outros autores que se debruçam sobre o estudo da ampliação da jornada escolar e realizam reflexões acerca dos princípios das Cidades Educadoras (CAVALIERE, 2007, 2009; COELHO, 2014; SILVA, 2013). Realizamos ainda um estudo documental a partir das duas versões da Carta das Cidades Educadoras (1990, 2004) e de documentos publicados pelo Ministério da Educação (MEC) sobre o Programa Mais Educação. Os resultados do presente ensaio revelam outra lógica de reorganização de tempos e espaços na perspectiva do Movimento das Cidades Educadoras.