Chamada de artigos para seção temática Residências Docente e Pedagógica
As Residências Docente e Pedagógica constituem uma política de formação de professores e professoras e, como tal, investem em ações, fundamentos e discussões que visam associar a formação docente inicial e continuada. Chamadas a atender às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e para a Formação Continuada (RESOLUÇÃO nº 2 CNE/CP 2015), diversas universidades públicas no Brasil propuseram projetos distintos que deram materialidade aos programas de Residência Docente e de Residência Pedagógica. Projetos que buscavam problematizar e intervir em currículos, formação docente, ensino-aprendizagem, experiência docente, relação professor/professora-aluno/aluna, temáticas contemporâneas para a formação docente, enfim, pensar um conjunto de ações que, em última análise, buscava contribuir para a formação docente em sua aposta nas escolas de Educação Básica como espaços privilegiados de formação.
A UFJF também fez parte desse movimento e construiu o seu programa de Residência Docente em articulação com a Faculdade de Educação e o Colégio de Aplicação João XXIII em 2018, dando origem à sua primeira turma em 2019. Estamos agora na segunda turma de residentes, o que nos permite traçar um caminho de formação que acreditamos ser importante compartilhar com outras experiências de residência.
Nesse sentido, com a vontade de propiciar e potencializar a socialização de saberes e experiências de diferentes programas de Residência, realizados em outras instituições de ensino, nós, professores do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF e participantes do Programa de Residência Docente desta instituição, fazemos a presente chamada pública de trabalhos para integrar a publicação da Seção Temática da Revista Instrumento. Nossa intenção é construir um espaço de troca e fortalecimento das ações já realizadas ou em curso, para ampliar os efeitos dos programas das Residências Docente e Pedagógica para além de seus próprios espaços de formação e dos sujeitos que participaram deles. A ideia é socializar os desafios e as potencialidades desses programas, reforçando a finalidade da Universidade pública e laica de construir e fomentar conhecimentos. Os trabalhos aprovados serão publicados no v. 23, n. 3 (set./dez. 2021) da Revista Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação.
A Instrumento é um periódico do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. Publica artigos, ensaios e relatos de experiência inéditos, resultantes de pesquisas empíricas ou teóricas na área da Educação, que contribuam com a formação e a prática de professores das diversas áreas do conhecimento.
Para este Dossiê serão selecionados cerca de 12 (doze) artigos científicos e 3 (três) relatos de experiência que contemplem a diversidade institucional dos autores. Somente serão avaliados trabalhos enviados por meio da plataforma da Revista Instrumento (https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento). Da mesma forma, todo o processo de avaliação, edição e editoração dos trabalhos é feito na plataforma. No momento da submissão, o(a) autor(a) deverá selecionar a seção “Seção Temática Residência Docente”.
As normas para submissão de trabalhos estão descritas em https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/about/submissions. Importa destacar que existe um modelo para envio dos manuscritos (Template). O seu uso é obrigatório para a adequação às normas da Revista.
CRONOGRAMA
- Recebimento de manuscritos (artigos e/ou relatos): até 23/07/2021 (PRORROGADO ATÉ 30/07/2021)
- Retorno dos pareceres: até 23/08/2021
- Envio da versão revisada pelos autores após pareceres: até 07/09/2021
- Revisão textual e de ABNT: até 23/09/2021
- Envio da versão final pelos autores: até 30/09/2021