Dossiê 2026.1: Design como Prática Sistêmica: Criatividade, Sociedade e Tecnologia frente aos Desafios Contemporâneos
Editoras do dossiê:
Professora Dra Lia Paletta Benatti - UFJF
Professora Germannya Garcia Araújo Silva - UFPE
Em um cenário global atravessado por crises climáticas, deslocamentos forçados, desinformação em larga escala e desigualdades sociais, o design é convocado a atuar para além da forma — como prática crítica e transdisciplinar. Este dossiê temático propõe uma reflexão sobre o papel do design como catalisador de mudanças sistêmicas, éticas e inclusivas, que combinem criatividade com responsabilidade, tecnologia com empatia, e estética com sociedade
O objetivo é reunir trabalhos teóricos, empíricos e experimentais que explorem abordagens plurais interconectadas, voltadas à reconfiguração dos modos de fazer, pensar e ensinar design. Interessam-nos contribuições que articulem inovação tecnológica e material com práticas pedagógicas, modos de fazer com cuidado de preservar a memória e a cultura local, além de estratégia de pensamento e ferramentas que superem os limites tradicionais do campo.
Esse dossiê propõe um debate transversal que conecta quatro grandes eixos:
1) Circularidade e inovação, 2) Ferramentas de IA e Realidade Virtual no Processo Criativo, 3) Design e Saúde Coletiva, e 4) Decolonialidade no Design. Cada um desses temas, embora específico, se entrelaça com os demais, compondo um ecossistema de práticas e reflexões.
Circularidade e Inovação
-
Design de produtos e sistemas com biomateriais, recicláveis ou de baixo impacto ambiental;
-
Estratégias para reuso, reparo, compartilhamento e combate à obsolescência programada;
-
Design para adaptação e mitigação de desastres socioambientais.
Ferramentas de IA e Realidade Virtual no Processo Criativo
-
Aplicações de inteligência artificial generativa e tecnologias imersivas em design;
-
Questões éticas, autorais e legais em projetos com IA;
-
Reflexões sobre o humano, o algoritmo e a criatividade.
Design e Saúde Coletiva
-
Projetos baseados em biofeedback, acessibilidade e design afetivo;
-
Soluções emergenciais de acolhimento e abrigo;
-
Design inclusivo como ferramenta de cuidado, escuta e/ou reparação.
Decolonialidade no Design
-
Crítica aos paradigmas eurocentrados e valorização de saberes locais e periféricos;
-
Projetos de design e memória, identidade e pertencimento;
-
Representações e estereótipos em branding, mídia e visualidades hegemônicas.
Todos os trabalhos deverão, de forma explícita ou implícita, considerar os aspectos sociais da diferença — raça, gênero, classe, território e deficiência — como elementos constitutivos da análise e não como recortes isolados. Espera-se que a interdisciplinaridade seja uma lente crítica para pensar tanto as desigualdades quanto às possibilidades de transformação no campo do design.
Palavras-chave: Design Circular; Design Generativo; Design e Representação Social; Design e Saúde; Design e Tecnologias emergentes;
MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. Edusp, 2011.
SANTAELLA, L. Inteligência artificial e cultura: oportunidades e desafios para o sul global. UNESCO, 2021.
PRADO, G. Arte telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário. Itaú Cultural, São Paulo, 2003.
NOBLE, S. U; DAMORIM, F. Algoritmos da Opressão: Como o Google fomenta e lucra com o racismo. Editora Rua do Sabão, 2021.
ROSA, C. S.; MERINO, G. S. A. D.; MERINO, E. A. D. Design e Saúde: um panorama de estudos relacionados ao desenvolvimento de projetos de Design em ambientes hospitalares no cenário brasileiro. In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-4839528
GONZALES, L.; FAKHOURY, R.; HENRIQUES, F.; YAGUACHE, J.; ALTAMIRANO, V. (org). Design inclusivo e persuasivo. Ria Editorial, 2022.
BONSIEPE, G. Design, Cultura e Sociedade. Edgard Blücher, 2011.
BATISTA, S.; CARVALHO, R. A. P. Design e decolonialidade: fundamentos, debates e rupturas. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 6–25, 2022. DOI: 10.12957/arcosdesign.2020.69742.
SOUZA, N. F. Design como ferramenta de comunicação de retomada da identidade do negro brasileiro à diáspora afrinaca. In: Anais do Simpósio de Pós-graduação em Design da Esdi. Anais...Rio de Janeiro(RJ) ESDI / UERJ, 2019.
FLUSSER, V. O Mundo Codificado: Por uma Filosofia do Design e da Comunicação. Ubu Editora, 2017.
ONO MISUKO, M. Design, Cultura e Identidade, no contexto da globalização. Revista Design em Foco, vol. I, núm. 1, julho-dezembro, 2004, pp. 53-66 Universidade do Estado da Bahia.