Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Os autores dos trabalhos apresentados deverão obedecer e estar cientes das normas e diretrizes para publicação, descritas a seguir:

  1. Os artigos, ensaios, resenhas, traduções e entrevistas devem ser inéditos. As experimentações sonoras e os ensaios visuais podem ter sido anteriormente apresentados ao público, e só serão publicados pela Nava com o consentimento do(s) autor(es) por escrito. A publicação de traduções e entrevistas também depende do consentimento do(s) autor(es) e entrevistado(s).
  2. Todos os trabalhos serão avaliados por, pelo menos, dois pareceristas.
  3. Os originais devem ser encaminhados após o autor ter feito revisão cuidadosa. 
  4. Ao encaminhar seus trabalhos para apreciação, os autores devem estar cientes de que, uma vez aprovado para publicação, o direito de publicação será cedido imediatamente e sem ônus à Revista Nava. Após a publicação, os autores manterão todo o direito de reprodução de seus trabalhos.
  5. Ao submeter um texto para publicação, o autor concorda com as normas aqui divulgadas. Casos de plágio ou quaisquer outras ilegalidades nos trabalhos apresentados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
  6. Serão aceitas submissões de trabalhos de autores que possuam a titulação mínima de mestre.
  7. A publicação de experimentações sonoras e os ensaios visuais independe da titulação acadêmica de seu(s) autor(es) e inclui a possibilidade de publicação de manifestações de arte popular, urbana, etc., desde que haja o consentimento escrito do(s) autor(es). Estes trabalhos serão igualmente avaliados por pares.
  8. A revisão dos trabalhos é de responsabilidade do(s) autor(es).
  9. Os artigos devem conter título, resumo (até 250 palavras) e palavras-chaves (até quatro), em português e em inglês.
  10. Volume do texto: os artigos, traduções e entrevistas deverão ter entre 15 mil e 45 mil caracteres com espaço, incluindo as referências, notas, tabelas e imagens. As resenhas e ensaios devem ter até 8 mil a 15 mil caracteres com espaço, incluindo as referências, notas, tabelas e imagens.
  11. Tamanho e formato do arquivo. O arquivo a ser enviado com o texto deve ser salvo em DOC ou RTF e não deve ultrapassar 2MB.
  12. Título:
    1. Fonte: Times New Roman
    2. Corpo (tamanho): 14
    3. Entrelinhas (espaço): 1,5
    4. Alinhamento centralizado
    5. Recuo de primeira linha: não
    6. Palavras estrangeiras e neologismos devem estar em itálico
    7. Deve estar em negrito
  1. Formatação de texto:
    1. Fonte: Times New Roman
    2. Corpo (tamanho): 12
    3. Entrelinhas (espaço): 1,5
    4. Alinhamento justificado
    5. Recuo de primeira linha: 12mm
    6. Palavras estrangeiras e neologismos devem estar em itálico
    7. Não usar negrito ou sublinhar termos. Use o itálico para realce.
  1. Formatação de citações: usar “aspas” para citações de até três linhas inteiras dentro do parágrafo. Usar ‘apóstrofos’ para citação dentro da citação. Citações longas devem ser destacadas do texto, em parágrafo separado, sendo:
    1. Recuo: 40 mm
    2. Fonte: Times New Roman
    3. Corpo (tamanho): 10
    4. Entrelinhas (espaço): 1
    5. Alinhamento justificado
    6. Não usar negrito ou sublinhar termos. Use o itálico para realce e informe se o grifo consta do original ou não, acrescentando, conforme o caso: (AUTOR, ano, p. x, grifo nosso) ou (AUTOR, ano, p. y, grifo no original).
    7. O trecho deve estar separado do texto por parágrafos adicionais (linha branca), um antes e um depois.
  1. Formatação das referências:
    1. Fonte: Times New Roman
    2. Corpo (tamanho): 10
    3. Entrelinhas (espaço): 1,5
    4. Alinhamento justificado
    5. Parágrafos com recuo especial de 12mm a partir da segunda linha.
      1. Livros:

SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Edição. Lugar: Editora, ano.

  1. Capítulo de livros:

SOBRENOME, Prenome. Capítulo de livro. In: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Edição. Lugar: Editora, ano. 1a página- última página.

  • Artigos em periódicos:

SOBRENOME, Prenome. Título do artigo. Título do periódico, Cidade, volume, número, ano, página inicial e final da parte referenciada no formato p. x-x, ano.

  1. Citação de internet:

Devem seguir as mesmas regras anteriores para autor e título, sucedida das informações: Disponível em: endereço completo da página acessada (exemplo: <http://www.ufjf.br/portal>). Acessado em: dia, mês e ano (exemplo: 24 jul. 2014).

  1. Dissertações e teses:

SOBRENOME, Prenome. Título da obra: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas. Categoria (Grau e área de concentração)–Instituição, Local.

  1. Trabalhos de eventos:

AUTOR. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número., ano congresso, Cidade. Nome dos anais ou apenas Anais… Cidade: Editora, ano publicação. página inicial e final da parte referenciada no formato p. x-x.

  1. Notas: todas as notas devem ser inseridas no final da página, em notas de rodapé. Indicar, em nota, se alguma versão do texto já houver sido apresentada em congresso, seminário, simpósio etc.
  2. As referências devem ser inseridas no sistema autor-data no corpo do texto com o seguinte modelo de formatação: (SOBRENOME, ano de publicação, p. xx).
  3. Imagens: devem ser inseridas no corpo do texto com a devida referência de fonte e legenda em tamanho 10, Times New Roman, espaço simples. Resolução de 300 dpi em extensão TIF, JPG, JPEG ou GIF.
  4. Havendo dúvida ou casos ausentes nesta norma, deve-se observar a norma da ABNT.
  5. Autorização de uso de imagens e sons: Todas as imagens e sons que não sejam de autoria do proponente do texto necessitam de autorização expressa por escrito do autor para publicação na NAVA. O levantamento dessas autorizações é de responsabilidade dos autores e podem ser providenciadas depois da aprovação do texto para publicação.

Artigos

  1. Os artigos devem ser inéditos.
  2. Todos os artigos serão avaliados por, pelo menos, dois pareceristas.
  3. Os originais devem ser encaminhados após o autor ter feito revisão cuidadosa.
  4. Ao encaminhar seus trabalhos para apreciação, os autores devem estar cientes de que, uma vez aprovado para publicação, o texto será cedido imediatamente e sem ônus dos direitos de publicação à Revista NAVA.
  5. Ao submeter um texto para publicação, o autor concorda com as normas aqui divulgadas. Caso de plágio ou quaisquer outras ilegalidades nos textos apresentados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
  6. Só serão aceitas submissões de trabalhos de autores que possuam a titulação mínima de mestrado.
  7. Os artigos devem conter título, resumo (até 250 palavras) e palavras-chaves (até quatro), em português e em inglês.
  8. Volume do texto: os artigos e entrevistas deverão ter entre 15 mil e 45 mil caracteres com espaço, incluindo as referências, notas, tabelas e imagens. 

Resenhas

As resenhas devem ser inéditas e deverão ter até 8 mil a 15 mil caracteres com espaço, incluindo as referências, notas, tabelas e imagens

Entrevistas

As entrevistas devem ser inéditas e deverão ter entre 15 mil e 45 mil caracteres com espaço, incluindo as referências, notas, tabelas e imagens. A publicação de entrevistas depende do consentimento do(s) entrevistado(s).

Ensaios

Formato mais ligeiro, e nem por isso menos rigoroso, que permite trazer reflexões pontuais sobre o presente, e que não se furta a buscar sentidos, ainda que provisórios, a acontecimentos emergentes relevantes.

Os ensaios devem ser inéditos e deverão ter até 8 mil a 15 mil caracteres com espaço, incluindo as referências, notas, tabelas e imagens

Experimentações Sonoras

As experimentações sonoras incluem composições, instalações sonoras e pod-casts. É importante que essas possam ser veiculadas através de gravações ou links a serem disponibilizados pela revista. Os autores que assim desejarem, podem também fornecer uma pequena introdução escrita ou falada sobre as obras, intervenções ou ideias sonoras. Esta deverá ser redigida de acordo com a seguinte formatação de texto:

Fonte: Times New Roman

Corpo (tamanho): 12

Entrelinhas (espaço): 1,5

As experimentações sonoras podem conter obras, ou trechos de obras que tenham sido anteriormente apresentadas ao público.

Traduções

As traduções devem ser inéditas e deverão ter entre 15 mil e 45 mil caracteres com espaço, incluindo as referências, notas, tabelas e imagens. A publicação de traduções depende do consentimento do(s) autor(es) por escrito.

Ensaios Visuais

Os ensaios visuais contemplam pesquisas artísticas. Devem reunir de 6 a 10 imagens, com resolução de 300 dpi, tamanho de 10 por 15 centímetros, em formato jpeg.

O ensaio poderá vir, ou não, acompanhado de 1 página de texto, com o máximo de 2500 caracteres, no seguinte formato: fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, entrelinhas 1,5.

Os ensaios visuais podem conter obras que tenham sido anteriormente apresentadas ao público.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.