Sobre a Revista

   

Com o objetivo de promover o diálogo e a reflexão sobre arte, pensada de forma expandida e transversal, a Revista Nava promove a publicação científica e interdisciplinar de artigos, ensaios, resenhas, traduções e entrevistas, assim como experimentações sonoras, ensaios visuais e demais formas de difusão de pesquisas que abrangem as áreas de artes, cinema, audiovisual, música, moda, design e assuntos correlatos. A revista é um periódico do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens, da Universidade Federal de Juiz de Fora, foi criada em 2015, e possui edições semestrais. Seu título é uma homenagem ao escritor e memorialista Pedro Nava, nascido em Juiz de Fora.

 

As submissões são recebidas em fluxo contínuo.

Autores devem ter a titulação mínima de mestre.

Utilisamos a política de acesso aberto.

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

O nome da revista é uma homenagem ao memorialista Pedro Nava, nascido a 5 de junho de 1903, em Juiz de Fora. Pedro Nava era médico, poeta bissexto e exímio desenhista e ilustrador. Ao se aposentar da medicina, por volta dos 70 anos de idade, dedicou-se a escrever suas memórias, resultando em seis volumes, publicados entre 1973 e 1983. Sobre a grandeza de sua obra, Rachel de Queiroz faz uma síntese precisa, ao dizer que ele, “escrevendo sobre si mesmo, escreveu sobre toda uma sociedade”. O caráter multifacetado de Pedro Nava tem um significado especial para a proposta de interdisciplinaridade de nossa revista.