https://periodicos.ufjf.br/index.php/nava/issue/feed Revista Nava 2023-12-18T18:50:37+00:00 Revista Nava revista.nava@ufjf.br Open Journal Systems <p class="p1">Com o objetivo de promover o diálogo e a reflexão sobre arte, pensada de forma expandida e transversal, a Revista Nava promove a publicação científica e interdisciplinar de artigos, ensaios, resenhas, traduções e entrevistas, assim como experimentações sonoras, ensaios visuais e demais formas de difusão de pesquisas que abrangem as áreas de artes, cinema, audiovisual, música, moda, design e assuntos correlatos. <span class="s1">A revista é um periódico do&nbsp;Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens, da Universidade Federal de Juiz de Fora, foi criada em 2015, e possui edições semestrais.&nbsp;Seu título é uma homenagem ao&nbsp;escritor e&nbsp;memorialista&nbsp;Pedro Nava, nascido em Juiz de Fora.</span></p> https://periodicos.ufjf.br/index.php/nava/article/view/41898 Muito além dos jardins do cinema: imagens das ruínas do presente para cultivar novos futuros 2023-10-19T21:33:05+00:00 Ali do Espírito Santo circo_mutante@yahoo.com.br Luis Artur Costa larturcosta@gmail.com <p><strong>Resumo</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">O ensaio aproxima-se de duas situações fílmicas do cinema contemporâneo. São elas o documentário </span><em><span style="font-weight: 400;">Meeting The Man</span></em><span style="font-weight: 400;">:</span><em><span style="font-weight: 400;"> James Baldwin in Paris</span></em><span style="font-weight: 400;"> de Terrence Dixon (1970/2020) e o longa-metragem Bacurau (2019) de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. O ensaio localiza a importância dessas obras em seu contexto de distribuição, </span><em><span style="font-weight: 400;">streaming</span></em><span style="font-weight: 400;">, enquanto dimensão positiva para elaboração de discursos e narrativas de dissenso na política das imagens. As duas obras adquirem relevância crítica pelas rupturas com o imaginário colonial do cinema e da política, sendo capaz de atualizar a paisagem libidinal performada pela colonização.&nbsp;</span></p> 2023-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Ali do Espírito Santo, Luis Artur Costa https://periodicos.ufjf.br/index.php/nava/article/view/41881 Gambiarra também é Design? Uma abordagem sistêmica do Design acadêmico e o vernacular 2023-10-19T21:39:45+00:00 Mariana Moreira Carvalho marimoreirac9@gmail.com Amalia Kusiak Martinez amaliakusiak@gmail.com Otto Guerra Netto ottoguerra1956@gmail.com Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo lff@cce.ufsc.br Milton Luiz Horn Vieira milton.vieira@ufsc.br <p><span style="font-weight: 400;">O Design acadêmico é compreendido como aquele estudado em universidades, e envolve os pilares de ensino, pesquisa e extensão, já o Design vernacular, neste trabalho também encontrado como gambiarra, engloba a elaboração do Design por meio do conhecimento cultural adquirido nas vivências da população. Desta forma, por meio de uma visão holística, ou seja, uma abordagem sistêmica incluindo os termos Design acadêmico e Design vernacular, os quais são apontados como opostos, pretende-se identificar as principais congruências entre eles. A metodologia foi composta pela pesquisa bibliográfica, e a pesquisa-ação orientada para o Design, em que foram trabalhadas as etapas iniciais de reconhecer e diagnosticar. Foram analisadas 16 publicações, e como resultado foi possível compreender que o Design acadêmico e o Design vernacular estão intrinsecamente conectados, principalmente por meio das áreas de inovação social e sus</span><span style="font-weight: 400;">tentabilidade.</span></p> 2023-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Mariana Moreira Carvalho, Amalia Kusiak Martinez, Otto Guerra Netto, Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Milton Luiz Horn Vieira https://periodicos.ufjf.br/index.php/nava/article/view/41879 A construção narrativa da moda como ferramenta social e objeto de posse no Programa Mulheres Mil, em São João dos Patos – MA 2023-09-26T18:02:07+00:00 Márcio Soares Lima marcio.lima@ifma.edu.br Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo lffigueiredo2009@gmail.com Raquel Gomes Noronha raquel.noronha@ufma.br <p>A moda é um fenômeno social que tem impacto em diversas esferas da vida das pessoas, desde a forma como elas se apresentam ao mundo até como são vistas e tratadas pelos outros. Nesse contexto, esse artigo tem o objetivo de entender como as mulheres pertencentes ao Programa Mulheres Mil, em São João dos Patos - MA, na edição 2022, compreendem a moda no processo de desenvolvimento da coleção final do curso. Além de perceber sua concepção acerca da moda como fenômeno social e/ou como objeto de posse. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que visa o entendimento e resolução de um problema coletivo, em que participantes do contexto e pesquisadores estão envolvidos de modo cooperativo, aliada à ferramentas metodológicas de design colaborativo. Como resultados, entendemos que segundo as mulheres “a partir do momento que uso algo que me faz bem, a moda se faz presente. Sob essa perspectiva, percebemos que as escolhas individuais afetam as escolhas coletivas destas mulheres. Em resposta aos objetivos propostos, compreendemos que as mulheres tem a percepção da moda como fenômeno social e/ou objeto de posse, reforçando, assim, a importância e influência da moda em suas vidas cotidianas.</p> 2023-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Márcio Soares Lima, Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Raquel Gomes Noronha https://periodicos.ufjf.br/index.php/nava/article/view/41874 Desdobramentos Contemporâneos 2023-10-19T21:43:02+00:00 Emerson Massoli emersonmassoli@gmail.com <p>O seguinte artigo apresenta uma pesquisa artística em poéticas visuais desenvolvida entre os anos de 2020 a 2022, durante a formação em curso de Mestrado. A pesquisa apoia-se no contexto da Pós-Modernidade como motivação para a prática artística, principalmente, os fenômenos de instabilidade, efemeridade e transitoriedade, impostos pela condição de vida pós-moderna; nesse sentido, a poética possui como fio condutor o processo híbrido entre <em>Crafts</em> e tecnologias, articulando tecnologias analógicas e digitais, atribuídas a técnicas manuais e dispositivos tecnológicos, respectivamente. Objetivando a associação de subjetividades distintas no uso de cada tipo de tecnologia, na instauração de instalações artísticas, utilizando de elementos de Origami e imagens inspiradas no movimento artístico <em>Op Art</em>. Assim, é realizado um deslocamento da técnica de Origami para o ambiente artístico, através da hibridação da superfície dos papéis com as imagens de <em>Op Art</em>, pretendendo a ressignificação dos elementos por meio do uso da repetição e criação de uma nova informação visual; bem como é feito um resgate para a contemporaneidade da estética das imagens pertencentes ao movimento <em>Op Art</em>, inserindo-as no ambiente virtual, na perspectiva de intensificação das ilusões ópticas, por meio de vídeo animações. Ainda são desenvolvidas analogias entre os tópicos de estudo com a Pós-Modernidade, visando a criação de uma maior ligação nos processos de instauração dos trabalhos com o que impulsiona a criação artística. Almejou-se com a pesquisa a investigação dos processos híbridos e dos diversos tipos tecnológicos, na produção de trabalhos permeando a materialidade e a virtualidade dos elementos compositivos.</p> 2023-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Emerson Massoli https://periodicos.ufjf.br/index.php/nava/article/view/41850 Por uma confabulação amorosa do mundo 2023-10-19T21:14:35+00:00 Jocy Meneses dos Santos Junior jocy.meneses@gmail.com Elidayana Alexandrino elidayana.silva.alexandrino@gmail.com <p>O que se desdobra nas páginas a seguir é uma conversação em torno das relações de palavras e imagens com construções de sentidos (tanto negativos quanto positivos) acerca do que é uma pessoa negra. Diante da urgência em pensar sobre raça em uma sociedade marcadamente racista, terrorista e genocida, desenvolvemos um exercício de escrita e imaginação, entre os meses de maio e julho de 2023, sobre estes temas e seus atravessamentos na arte e na cultura visual. Fizemos um movimento inicial no sentido de compreender o contexto que está posto, para nos situarmos e nos protegermos diante de ameaças e armadilhas. Entretanto, conforme o exercício se adensa, passamos a uma confabulação amorosa do mundo. Não de outro mundo, mas desse mundo, no qual vivemos e que também é nosso, apesar de muitas vezes nos ser negado. É esse mundo ao qual reivindicamos. Nossa escrita, que começa fragmentada e, por vezes, em primeira pessoa, toma o rumo da criação de um lugar comum, de encontro, troca e cura – em um movimento nada ensaiado, do qual pudemos nos dar conta apenas quando havíamos encerrado o exercício que nos propusemos a desenvolver. Com este texto, pretendemos contribuir para os processos de reconhecimento e de superação da colonização do ver, do dizer, do pensar, do sentir e do ser, nos situando, como pessoas negras, assertivamente além dos padrões (fracassados) que tentam nos definir, nos nomear e nos estereotipar.</p> 2023-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Jocy Meneses dos Santos Junior, Elidayana Alexandrino https://periodicos.ufjf.br/index.php/nava/article/view/41805 Alice Neel: um panorama 2023-10-19T21:45:24+00:00 Roberto Zink roberto.zink@gmail.com <p>Este artigo propõe um breve panorama da vida e obra da artista norte-americana Alice Neel, caracterizando a importância de um olhar sobre sua produção alinhada a seu engajamento político. Sendo uma das mais importantes retratistas do século XX, Alice Neel vem sendo reconhecida pelo conjunto de sua obra e a qualidade formal de sua pintura. Dois importantes paralelos são traçados, ligando a pintora a Griselda Pollock e Ortega y Gasset, em aspectos relativos à feminilidade e a desumanização da arte.</p> 2023-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Roberto Zink