Dossiê 2026.2: Geopolíticas institucionais: redes artísticas e intelectuais no pós-guerra
Editoras do dossiê:
Profa. Dra. Maria de Fátima Morethy Couto (UNICAMP)
Profa. Dra. Renata Cristina de Oliveira Maia Zago (UFJF)
Ementa:
Este dossiê temático propõe reunir reflexões e análises sobre exposições internacionais de artes visuais que circularam pelo Brasil e por outros países da América do Sul a partir do pós-guerra, ou que aqui foram organizadas. O foco recai sobre as obras apresentadas, as premiações e polêmicas ocorridas e as conexões institucionais, diplomáticas e estético-políticas envolvidas na organização e circulação dessas mostras, compreendidas como dispositivos privilegiados para se pensar as articulações entre arte, poder e geopolítica. Interessa-nos explorar como redes locais, nacionais e transnacionais de agentes, obras e instituições se conformaram por meio dessas exposições, revelando estratégias discursivas, afinidades estéticas e tensionamentos entre representação simbólica, visibilidade cultural e diplomacia internacional. Quais associações, choques e disputas resultaram dessas mostras, nas quais interesses diversos se justapõem? Qual o papel do mecenato privado e de organizações governamentais neste ecossistema? De que modo o estudo dessas mostras pode auxiliar na compreensão das mudanças na estrutura de poder do mundo da arte e em como as artes e a cultura funcionam como espaços privilegiados para a construção de imagens positivas e assertivas das nações?
Convidamos pesquisadoras e pesquisadores que atuam nos campos da história da arte, da crítica de exposições, da diplomacia cultural e das relações internacionais da arte a contribuírem com artigos que discutam as múltiplas dimensões desses eventos: seus impactos estéticos, suas condições de produção e circulação, seus efeitos sobre a crítica, a historiografia e o cânone, bem como os modos como projetam ou questionam imaginários nacionais no cenário global.
Assim, este dossiê se interessa pelos seguintes temas:
- Diplomacia cultural e exposições internacionais: agentes, estratégias e símbolos nacionais;
- História e crítica das exposições e suas articulações locais, nacionais e/ou transnacionais;
- Exposições como estratégias discursivas e políticas de representação;
- Formação e circulação de redes de artistas, curadores, críticos e instituições culturais;
- Ecos e desdobramentos de exposições itinerantes no mundo da arte: crítica, historiografia e práticas artísticas;
- As novas fronteiras desenhadas pela circulação de mostras e objetos artísticos no pós-guerra;
- O esgotamento e a reinvenção de formatos expositivos universais, bienais e sazonais;
- Representações e estereótipos nacionais nas mostras internacionais de arte e cultura;
- O papel das exposições na consolidação e contestação do cânone artístico;
- Recortes interseccionais de gênero, classe e raça nas exposições de arte e cultura;
- Conexões entre valores estéticos e questões geopolíticas nos circuitos internacionais da arte.
Objetivos do dossiê:
- Cartografar exposições internacionais de artes visuais que circularam pelo Brasil e pela América do Sul a partir do pós-guerra, identificando suas articulações institucionais e redes de produção;
- Estimular o debate interdisciplinar sobre exposições como dispositivos de mediação cultural, diplomática e política;
- Fomentar a circulação de pesquisas que se dedicam à história das exposições, à crítica institucional e à diplomacia cultural como chaves interpretativas das artes visuais;
- Visibilizar estudos que revelem como essas mostras e as obras ali expostas interferem na constituição do cânone, na circulação simbólica e na construção de imaginários nacionais e internacionais;
- Contribuir para o avanço teórico-metodológico das pesquisas em arte ao abordar mostras históricas ou esquecidas por meio de enfoques geopolíticos e interseccionais.
Público-alvo:
Este dossiê é voltado a pesquisadores doutores ou doutorandos (em coautoria com doutores) das áreas de Artes, História da Arte, História das Exposições, Museologia, Estudos Culturais e Relações Internacionais da Arte, que abordem as exposições como fenômenos estético-políticos e como espaços de circulação simbólica, construção de redes e negociação de valores culturais.
Cronograma e prazos:
- Submissão de artigos: de 15 de junho de 2026 até 15 de agosto de 2026;
- Publicação: prevista para o segundo semestre de 2026.
Informações sobre submissão:
Os artigos devem ser submetidos através do sistema de submissão online do periódico, seguindo as diretrizes de formatação e estilo disponíveis no site do mesmo (https://periodicos.ufjf.br/index.php/nava/about/submissions).
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