Ontologia e Microdados do ENADE: Uma Arquitetura Semântica para Identificação de Lacunas de Aprendizagem e Apoio à Recomendação Educacional

Autores

Palavras-chave:

ENADE, Ontologia, Sistema de Recomendação, Microdados Educacionais, Objeto de Conhecimento, Análise de Dados Educacionais, Web Semântica, Machine Learning, Processamento Inteligente de Dados, Educação Superior no Brasil

Resumo

Este trabalho propõe uma arquitetura para utilizar os microdados do ENADE em um sistema de recomendação de conteúdo educacional. A solução se baseia na criação de uma ontologia que organiza e categoriza semanticamente as informações sobre cursos, competências e objetos de conhecimento. A prova de conceito detalhada neste artigo valida a construção da ontologia e demonstra sua capacidade de inferir lacunas de conhecimento a partir dos dados de desempenho brutos, estabelecendo o alicerce semântico para a personalização. Este estudo estabelece o alicerce semântico fundamental que ultrapassa as limitações da análise estatística convencional, sendo um passo essencial para a criação de futuras plataformas de apoio pedagógico e recomendação educacional inteligente integrando técnicas de machine learning e modelos colaborativos.

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Arquivos adicionais

Publicado

2025-12-18

Como Citar

HONORIO GONÇALVES, I.; BRAGA, R.; NAZAR DAVID, J. M.; STROELE , V. Ontologia e Microdados do ENADE: Uma Arquitetura Semântica para Identificação de Lacunas de Aprendizagem e Apoio à Recomendação Educacional. Lynx, [S. l.], v. 5, p. 1–17, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/49909. Acesso em: 18 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais