A tecnologia da realidade aumentada como recurso didático nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2022.v2.39425

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Geografia, Realidade Aumentada

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa sobre o uso de Realidade Aumentada no ensino de Geografia. A investigação proposta nesta pesquisa focou no processo de ensino e aprendizagem mediado por tecnologia digital, orientada para o ensino de Geografia. Inicialmente um  levantamento bibliográfico para melhor contextualizar o problema foi realizado. Posteriormente, planejou-se um estudo de caso prático envolvendo os  alunos do 6º ao 9º do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Áurea Nardelli, situada em Juiz de Fora.  Para este estudo de caso  o aplicativo LandscapAR como apoio às aulas de Geografia da escola supracitada foi selecionado. Em seguida, foi aplicado um questionário aos alunos que participaram da atividade para a realização de uma análise qualitativa. Diante dos resultados obtidos compreendeu-se que o uso da tecnologia da Realidade Aumentada pode auxiliar na aprendizagem de conteúdos abstratos e também é capaz de oportunizar uma aprendizagem contextualizada, interativa e colaborativa.

Referências

ANAMI, Beatriz Miho. Boas práticas de realidade aumentada aplicada à educação. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação), Universidade Estadual de Londrina, v. 49, 2013.

AZUMA, Ronald et al. Recent advances in augmented reality. IEEE computer graphics and applications, v. 21, n. 6, p. 34-47, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARVALHO, Jhonatas Mayke Junkes. Ensino de geografia e realidade aumentada: ação didática com o uso do aplicativo LandscapAR. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2019

DA SILVA FERREIRA, Paulo Henrique; ZORZAL, Ezequiel Roberto. Aplicação de Realidade Aumentada para Apoiar o Ensino do Sistema Solar. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2018. p. 1784.

DE ANDRADE, Geisa Purificação; DE ASSUNÇÃO OLIVEIRA, Anízia Conceição Cabral; DINIZ, Marcelo V. Cruz. Geografia e Sandbox: Contribuições da Realidade Aumentada para o Ensino das Formas de Relevo. 2018.

FORTES, André Bolzani et al. A Realidade Aumentada como contribuição didática para o ensino de Geografia Escolar: Levantamento de produtos disponíveis na WEB com potencial pedagógico. 2019.

DE OLIVEIRA, Aridelson Joabson Almeida; DE ARRUDA SANTIAGO, Zélia Maria; GRANDE-PB, Campina. TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO: Práticas para o planejamento e avaliação no fazer docente, 2019.

FACHINETTO, Marcelo. Realidade aumentada como suporte e-commerce. 2016.

HERPICH, Fabrício et al. Realidade Aumentada em Geografia: uma atividade de orientação no ensino fundamental. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 15, n. 2, 2017.

KIRNER, Claudio; KIRNER, Tereza Gonçalves. Evolução e tendências da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada. Realidade Virtual e Aumentada: Aplicações e Tendências. Cap, v. 1, p. 10-25, 2011.

KIRNER, Cláudio; TORI, Romero. Fundamentos de realidade aumentada. Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada, v. 1, p. 22-38, 2006

LEITE, Aquilla Silva; SANTOS, Elissandro; VALDICK, B. REALIDADE AUMENTADA E O SEU IMPACTO NA EDUCAÇÃO. 2020.

OLIVEIRA, Érico Anderson de; OLIVEIRA, Rosália Caldas Sanábio de. O uso do aplicativo LandscapAR como recurso pedagógico para o ensino de geografia. 2019.

PEREIRA, Rodolfo de Castro Domingos. REALIDADE AUMENTADA–CONCEITOS, TECNOLOGIAS E APLICAÇÕES. 2017.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.; ORNELLAS, Bárbara. Os objetos digitais e suas utilizações no processo de ensino-aprendizagem. In: Primeira Conferência Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje. 2006.

SILVA, Manoela et al. Ar jigsaw puzzle: Potencialidades de uso da realidade aumentada no ensino de geografia. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2014. p. 194.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-12-22

Como Citar

SALES, S. M. das D. .; JULIO, A. M. de O. .; SILVA, R. L. de S. . A tecnologia da realidade aumentada como recurso didático nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental. Lynx, [S. l.], v. 2, 2022. DOI: 10.34019/2675-4126.2022.v2.39425. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/39425. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais