Trabalho de Conclusão de Curso na Licenciatura em Computação da UFJF - Relato histórico dos últimos 8 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2021.v1.35365

Palavras-chave:

Trabalho de Conclusão de Curso, Licenciatura.

Resumo

Uma importante etapa na formação discente, independente da área, é o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. Neste trabalho, o aluno tem a possibilidade de demonstrar maturidade e independência intelectual em um tema de interesse relacionado à sua graduação. No curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora, entre os anos de 2014 e 2021, foram apresentados 147 trabalhos de conclusão de curso nas mais diversas áreas. Neste artigo será apresentado um relato com o histórico destes trabalhos, indicando as áreas mais abordadas, temas mais desenvolvidos e também as tendências de áreas e temas escolhidos pelos discentes em trabalhos mais recentes. Serão discutidas também quais disciplinas de ensino fundamental e médio foram mais abordadas nestes trabalhos. Ao final, serão apontadas as principais tendências de áreas que estão em desenvolvimento pelos discentes, bem como a proposição de novas áreas de estudo.

Referências

ARAUJO, R. et al. Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação no Brasil-Competências Atitudinais. Sociedade Brasileira de Computação, 2019.

BELINAZO, G.; FONTOURA, L. (2020). Mapeamento Sistemático de Gamificação em Engenharia de Software. In: Anais da I Escola Regional de Engenharia de Software (pp. 193-202). SBC.

COLPO, M. P.; PRIMO, T. T.; PERNAS, A. M.; & CECHINEL, C. Mineração de Dados Educacionais na Previsão de Evasão: uma RSL sob a Perspectiva do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. In: Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2020. p. 1102-1111.

DETERDING, S.; DIXON, D.; KHALED, R.; NACKE, L. From game design elements to gamefulness: defining "gamification". In: Proceedings of the 15th international academic MindTrek conference: Envisioning future media environments. 2011. p. 9-15.

GOLDSCHMIDT, R.; PASSOS, E.; BEZERRA, E. Data Mining: Conceitos, técnicas, algoritmos, orientações e aplicações . 2. ed. [S.l.]: Elsevier, 2015. ISBN 978-85-352-7822-4

HASSANI, Hossein et al. A review of data mining applications in crime. Statistical Analysis and Data Mining: The ASA Data Science Journal, v. 9, n. 3, p. 139-154, 2016.

JENSEN, L.; KONRADSEN, F. A review of the use of virtual reality head-mounted displays in education and training. Education and Information Technologies, v. 23, n. 4, p. 1515-1529, 2018.

JOHN, S. et al. Realtime fraud detection in the banking sector using data mining techniques/ algorithms. In: 2016 International Conference on Computational Science and Computational Intelligence (CSCI). [S.l.]: IEEE, 2016

PALHANO, M.; DE OLIVEIRA, F.; GROSSI, L. A realidade aumentada no ensino de sólidos geométricos. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2019. p. 1012.

RAY, R. Advances in data mining: Healthcare applications. International Research Journal of Engineering and Technology (IRJET), v. 5, issue 3, mar. 2018.

SILVA, L. F. M. S. et al. Avaliação do uso de realidade aumentada e gamificação para o treinamento de habilidades em laparoscopia. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2015. p. 627

DA SILVA, T. C.; DE MELO, J. C. B.; TEDESCO, P. C. R. Um modelo para promover o engajamento estudantil no aprendizado de programação utilizando gamification. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 26, n. 03, p. 120, 2018.

OLIVEIRA, A.; SILVA, R. L. S.; SOARES, F., Utilização da Gamificação e da Realidade Virtual e Aumentada no Apoio ao Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância em período de Isolamento Social, Lynx, submetido, 2021.

SOUZA, M.; FRANÇA, C. (2020). O que explica o sucesso de jogos no ensino de engenharia de software? Uma teoria de motivação. In: Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação (pp. 260-269). SBC.

VISCIONE, I.; D'ELIA, F.. Augmented reality for learning in distance education: the case of e-sports. Journal of Physical Education and Sport, v. 19, p. 2047-2050, 2019.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-11-11

Como Citar

OLIVEIRA JULIO, A. M. de .; SILVA, R. L. de S. . Trabalho de Conclusão de Curso na Licenciatura em Computação da UFJF - Relato histórico dos últimos 8 anos. Lynx, [S. l.], v. 1, n. 2, 2021. DOI: 10.34019/2675-4126.2021.v1.35365. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/35365. Acesso em: 19 abr. 2024.