Achatina fulica na memória!

Avaliação de um jogo didático para o aprendizado sobre o caramujo gigante africano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2020.v1.32871

Palavras-chave:

Educação em Saúde; Achatina fulica; controle

Resumo

O caramujo gigante africano (Achatina fulica Bowdich, 1822) é considerado uma espécie exótica invasora no Brasil e pode representar prejuízos de ordem ecológica, econômica e de saúde humana. Nesse contexto, a educação formal constitui-se como uma das estratégias para que as medidas de controle de A. fulica sejam difundidas para a população em geral. O presente trabalho envolveu o desenvolvimento de uma sequência didática sobre o caramujo gigante africano em duas turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Sete Lagoas, Minas Gerais, entre os meses de março e abril de 2018. Em uma das turmas, foi aplicado adicionalmente um jogo da memória didático sobre A. fulica. Embora se tenha observado, ao final da sequência didática, maior conhecimento sobre aspectos relacionados a esse caramujo pelos alunos das duas turmas, percebeu-se que na turma em que o jogo fora aplicado, os alunos não cometeram os erros conceituais observados na outra turma.

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Biografia do Autor

Aline Miranda da Silva, Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais

Superintendência Regional de Ensino de Sete Lagoas, Professora de Educação Básica de Biologia

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Miranda da Silva, A., Rosa, F. M., & Moreira, B. (2020). Achatina fulica na memória! Avaliação de um jogo didático para o aprendizado sobre o caramujo gigante africano. Lynx, 1(1). https://doi.org/10.34019/2675-4126.2020.v1.32871