OFICINA PEDAGÓGICA E RELATO DE EXPERIÊNCIA: A UNIDADE DE CONSERVAÇÃO RIBEIRÃO DO LAJE, CARATINGA, MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2675-4126.2020.v1.25592Resumo
A “Escola Estadual Maria Fontes”, localizada no distrito de Santa Luzia, na cidade de Caratinga, MG, está em uma localização de referência para a educação ambiental dos alunos, pois a mesma está inserida em uma unidade de conservação responsável pelo abastecimento de água para toda cidade de Caratinga (APA Ribeirão do Laje). Em seus arredores, diversos conflitos acerca da utilização dos recursos disponíveis geram debates polêmicos em toda a comunidade. O presente trabalho consistiu em diagnosticar a percepção educacional dos alunos do ensino médio desta escola sobre a conservação da APA junto a seus princípios ecológicos e legais acerca da conservação, em seguida, criar uma oficina pedagógica no conceito de articulação, pressupostos e noções com base nos dados do diagnóstico para promover uma analise critica do conceito de conservação natural da localidade em relação à percepção educacional obtida na escola, o resultado relatou que a educação ambiental para os alunos é prejudicada por não existir instrumentos pedagógicos padronizados e que o tema sustentabilidade e conservação de recursos naturais devem ir além da necessidade dos significados biológicos, mostrando assim, dentro da didática escolar as formações sociais, politicas e antropológicas que cercam o conceito de conservação dos recursos naturais inseridos na comunidade.Arquivos adicionais
Publicado
2020-06-02
Como Citar
SILVA, W. M.; MOREIRA, B.; CARVALHO, F. A. OFICINA PEDAGÓGICA E RELATO DE EXPERIÊNCIA: A UNIDADE DE CONSERVAÇÃO RIBEIRÃO DO LAJE, CARATINGA, MINAS GERAIS. Lynx, [S. l.], v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.34019/2675-4126.2020.v1.25592. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/25592. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Relatos de experiência