Hortas escolares como ferramenta de Educação Ambiental

Autores

  • Flávio Lucas Macanha Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) https://orcid.org/0000-0002-6515-0064
  • Breno Moreira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Luciana Moreira Chedier Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2024.v4.44993

Palavras-chave:

Ensino de Botânica, Educação sustentável, Percepção Ambiental

Resumo

Com o crescimento das áreas urbanas, tem se dissipado o contato com a natureza e os conhecimentos agroecológicos. A integração de hortas em ambientes escolares é uma estratégia fundamental para fortalecer a Educação Ambiental, aproximando os centros urbanos da natureza. O objetivo do trabalho foi realizar uma sequência didática (SD) em escola estadual no município de Juiz de Fora, MG, visando promover a educação ambiental por meio de horta escolar, permitindo a sensibilização da comunidade escolar com o meio natural e o fortalecimento dos saberes agroecológicos. A realização das SD foi dividida em quatro dias, envolvendo aulas teóricas e práticas na horta, jogos lúdicos e culinária. Os alunos demonstraram maior engajamento nas atividades práticas, absorvendo conhecimento e desenvolvendo percepções ambientais. Conclui-se que a sequência didática, aliada ao uso da horta como ferramenta educacional, proporcionou a realização da educação ambiental, a percepção botânica no ensino, além de promover maior conscientização e adoção de hábitos saudáveis.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-09-10

Como Citar

MACANHA, F. L.; MOREIRA, B.; MOREIRA CHEDIER, L. . Hortas escolares como ferramenta de Educação Ambiental. Lynx, [S. l.], v. 4, p. 1–14, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2024.v4.44993. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/44993. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência