Hortas escolares como ferramenta de Educação Ambiental

Autores

  • Flávio Lucas Macanha Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) https://orcid.org/0000-0002-6515-0064
  • Breno Moreira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Luciana Moreira Chedier Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2024.v4.44993

Palavras-chave:

Ensino de Botânica, Educação sustentável, Percepção Ambiental

Resumo

Com o crescimento das áreas urbanas, tem se dissipado o contato com a natureza e os conhecimentos agroecológicos. A integração de hortas em ambientes escolares é uma estratégia fundamental para fortalecer a Educação Ambiental, aproximando os centros urbanos da natureza. O objetivo do trabalho foi realizar uma sequência didática (SD) em escola estadual no município de Juiz de Fora, MG, visando promover a educação ambiental por meio de horta escolar, permitindo a sensibilização da comunidade escolar com o meio natural e o fortalecimento dos saberes agroecológicos. A realização das SD foi dividida em quatro dias, envolvendo aulas teóricas e práticas na horta, jogos lúdicos e culinária. Os alunos demonstraram maior engajamento nas atividades práticas, absorvendo conhecimento e desenvolvendo percepções ambientais. Conclui-se que a sequência didática, aliada ao uso da horta como ferramenta educacional, proporcionou a realização da educação ambiental, a percepção botânica no ensino, além de promover maior conscientização e adoção de hábitos saudáveis.

Referências

AMARAL, E. M. R; MORTIMER, E. F. Uma proposta de perfil conceitual para o conceito de calor. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, n. 3, p. 1 – 14, 2001. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4154. Acesso em: 01 jan. 2024.

ARAÚJO, J. C; FERRAZ, M. S DE M; SPOLAOR, F. A; RODRIGUES, A. C. Mapeando as hortas escolares na rede pública estadual de Juiz de Fora, MG. In: Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, 9, 2017. Juiz de Fora. Anais [...] Juiz de Fora: UFJF, UFF e FFCLRP/USP. 2017. p 1-10. Disponível em: http://epea.tmp.br/epea2017%5Fanais/list/. Acesso em: 01 jan. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Lex: Coletânea de Legislação e Jurisprudência, Brasília, 27 de abril de 1999; 178º da Independência e 111º da República. Legislação Federal e marginalia. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm Acesso em: 05 jan. 2024.

BONFIM, L. R. M; MARTINS-TAVARES, A. C. C; PALHETA, I. C; MARTINS JUNIOR, A da S. O ensino de botânica em escolas públicas e particulares no município de Barcarena, Pará, Brasil. Revista Amazônica de Ensino de Ciências. Manaus v.8 n.17 p.167-176, 2015. Disponível em: https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/188. Acesso em: 11 jan. 2024.

BORGES, T; ALENCAR, G. Metodologias Ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das Metodologias Ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior, Cairu em Revista., Ano 03, n° 04, p. 1 19-143, 2014. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/napecco/Metodologias/Metodologias%20Ativas%20na%20Promocao%20da%20Formacao.pdf. Acesso em: 05 jan. 2024.

CAPRA, F. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1994. 11_____. As conexões ocultas. São Paulo, SP: Cultrix, 2002. _____. et al. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Editora Pensamento/Cultrix, 2005.

COSTA, E. A; DUARTE, R. A. F; GAMA, J. A. S. A gamificação da Botânica: uma estratégia para a cura da “cegueira botânica. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 2, n. 4, p. 79-99, 2019. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10981. Acesso em: 28 jan. 2024.

CRIBB, S. Contribuições da Educação Ambiental e Horta Escolar na Promoção de Melhorias ao Ensino, à Saúde e ao Ambiente. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 3, n. 1, 30 abr. 2010. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21103. Acesso em: 20 jan. 2024.

DAMIANO, M; ICHIBA, R. B; REZENDE, M. O.O. Horta escolar como proposta de Metodologia Ativa na Educação Ambiental: um relato de experiência em uma escola estadual de São Carlos (São Paulo). Educação Ambiental (Brasil), v.1, n.3, p.43-52, 2020. Disponível em: https://educacaoambientalbrasil.com.br/index.php/EABRA/article/view/25/0. Acesso em: 01 jan. 2024.

DI GIOVANNI, P. C; ZANETTI, C. B. Educação Ambiental e Construção de Horta Orgânica na Escola: Um Alerta sobre o Cultivo e o Consumo de Produtos com Agrotóxicos. Revista Hispeci & Lema. São Paulo, v. 9, 2006. Disponível em: https://www.unifafibe.com.br/revistahispecilema/. Acesso em: 30 jan. 2024.

EL-HANI, Cl. N; BIZZO, N. M. V. Formas de construtivismo: teoria da mudança conceitual e construtivismo contextual. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 1, p. 1 – 25, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/cPwqgZsJLJsg9qZLYzYJDQb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28 jan. 2024.

ESTAÇÃO CONHECIMENTO. Tabuleiro de Ervas Medicinais. Disponível em: https://estacaoconhecimentoarari.org/baudepraticas/tabuleiro-de-ervas-medicinais/. Acesso em: 20 dez. 2023.

FETTER, S. I; MÜLLER, J; SILVA, M. C. Horta escolar: teoria e prática para uma vida saudável: educação ambiental na Escola Estadual João Mosmann/Parobé/RS. Revista Brasileira de Agroecologia. Vol. 1 n°.1 Nov. 2006. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rbagroecologia/issue/view/2640. Acesso em: 01 fev. 2024.

GUARINO, G. I. P; LAGE, D de A. A divulgação científica sobre Botânica em uma feira de ciência sem um colégio público do Rio de Janeiro, Brasil Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 21, n. 2, p. 135-150, abr./ago., 2023. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/7128. Acesso em: 19 jan. 2024.

MACHADO, J. C. E. Os conhecimentos prévios dos alunos no ensino de geografia: apontamentos para a organização das aulas. Revista Brasileira de Educação em Geografia,Campinas, v. 5, n. 10, p. 114-125, jul./dez., 2015. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/257/164. Acesso em: 12 fev. 2024.

MORALES, C. J. S. O processo de ensino e aprendizagem no Ensino de Ciências. Revista Areté, v.7, n.14, p. 01-15, 2014. Disponível em: https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/120. Acesso em: 12 fev. 2024.

MOUL, R. A. T. de M; SILVA, F. C. L. da. A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências. Revista Exitus, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 262–282, 2017. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/313. Acesso em: 31 mai. 2024.

OLIVEIRA, F; PEREIRA, E; JUNIOR, A. P. Horta escolar, Educação Ambiental e a interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 2, p. 10–31, 2018. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2546. Acesso em: 1 jun. 2024.

PAIVA, A. L. B; MARTINS, C. M. C. Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética. Revista Ensaio. Belo Horizonte, v. 7, n. 3, p. 182-201, set-dez 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/4g3tQgRKHJMMXXrcd8bxswt/. Acesso em: 07 mar. 2024.

PORTO, A. B; BITTENCOURT, V. L ; SILVEIRA, F. F da ; MIRANDA, T. M. Que planta te importa? Um relato de caso sobre o significado das plantas para as pessoas. Ethnoscientia, v.6, n.1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ethnoscientia/article/view/10467. Acesso em: 20 jan. 2024.

SANTOS, A. L. dos; LARANJEIRA, R. K. da S.; PEREIRA, R. A.; COTA, M. R. de C.; SILVA, L. V. da; SOUZA, E. R. de. A criação de uma horta escolar como ferramenta ao ensino de Educação Ambiental/The creation of a school garden as a tool for teaching Environmental Education. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 78811–78827, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18353. Acesso em: 01 jun. 2024.

SBAZÓ JÚNIOR, A. M. Educação Ambiental e gestão de resíduos sólidos. 3 ed. São Paulo: Ridel, 2010.

SILVA, E. C. R; FONSECA, A. B. Hortas em escolas urbanas, Complexidade e Transdisciplinaridade: Contribuições para a Educação Ambiental e para a Educação em Saúde. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 35–54, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4207. Acesso em: 31 mai. 2024.

SILVA, E. C. R; FONSECA, A. B. C; DYSARZ, F. P; REIS, E. J. Hortas Escolares: Possibilidades de Anunciar e Denunciar Invisibilidades nas Práticas Educativas sobre Alimentação e Saúde. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.8, n.1, p.265-288, maio 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p265. Acesso em: 31 mai. 2024.

SILVA, M de F. S; MACHADO, C.R da S. A agroecologia e a educação ambiental transformadora: uma leitura para além de mudanças nas técnicas de produção agrícola. Pesquisa em Educação Ambiental, v.10, n.1, p.119-129, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7799. Acesso em: 26 mai. 2024.

SIQUEIRA, F. M.B; AMORIM, F. D. A. S; SOUZA, F. S. C; SILVA, A. C. V; MARTINS, M. E. P. Horta Escolar como ferramenta de Educação Ambiental em uma Escola Estadual no município de Várzea Grande –MT. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL. 8. 2016. Anais [...] Campina Grande: ... v. II, n. 062, [s/n]. Disponível em: https://www.ibeas.org.br/congresso/congresso7.htm. Acesso em: 08 jan. 2024.

SOUSA, G. F de; SUDÉRIO, F. B. “Eu vejo plantas”: uma sequência didática para o ensino de botânica no ensino médio. Dialogia, [S. l.], n. 45, p. e23696, 2023. DOI: 10.5585/45.2023.23696. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23696. Acesso em: 31. mai. 2024.

TAVARES, A. M. N; Silva, E. C. P da; AQUINO, J de S; EVANGELISTA, J. C. O; SANTANA, J. C. F de; PAULO, S. A. M. Educação Ambiental e horta escolar: Novas perspectivas de melhorias no ensino de ciências e biologia. In: Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 3º ed., 2012, Niterói. Anais... Niterói: UFF, 2012. p. 1-11. Disponível em: http://www.enecienciasanais.uff.br/index.php/ivenecienciassubmissao/eneciencias2012/paper/viewFile/384/255. Acesso em: 30 jan. 2024.

TAVARES, B. V; FERNANDES, L; RODRIGUES e SILVA, F. A; MOREIRA, L. M. Os desafios na implantação de um projeto de horta escolar. Ouro Preto (MG) In: XXI Seminário de Iniciação Científica da UFOP, s/n, p. 1- 9, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufop.br/jspui/bitstream/123456789/8435/1/ARTIGO_DesafiosImpanta%C3%A7%C3%A3oProjeto.pdf. Acesso em: 30 mai .2024

TRIBUNA DE MINAS. ACÁCIO, D. C. Centro Socioeducativo completa 15 anos com a missão de ressocializar adolescentes. Disponível em: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/16-04-2023/centro-socioeducativo-completa-15-anos-com-amissao-de-ressocializar-adolescentes.html. Acesso em: 30 out. 2023.

URSI, S; SALATINO, A. Nota Científica - É tempo de superar termos capacitistas no ensino de Biologia: impercepção botânica como alternativa para "cegueira botânica". Boletim de Botânica, São Paulo, Brasil, v. 39, p. 1–4, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/bolbot/article/view/206050 . Acesso em: 31 maio. 2024.

WANDERSEE, J. H; SCHUSSLER, E. E. Preventing plant blindness. The American Biology Teacher, Oakland, v. 61, n. 2, p. 284-286, 1999. Disponível em: https://online.ucpress.edu/abt/article-abstract/61/2/82/15933/Preventing-Plant-Blindness?redirectedFrom=fulltext . Acesso em: 31 maio. 2024.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-09-10

Como Citar

MACANHA, F. L.; MOREIRA, B.; MOREIRA CHEDIER, L. . Hortas escolares como ferramenta de Educação Ambiental. Lynx, [S. l.], v. 4, p. 1–14, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2024.v4.44993. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/44993. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência