CHAMADAS DE PUBLICAÇÃO - IPOTESI – REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS: V. 27, N. 1 DE 2023

2022-12-20

O Legendarium de J.R.R. Tolkien:

a literatura de fantasia como expressão de um mundo possível

(paisagens, alteridades e mobilidades pela Terra Média)

 

A chamada para o volume 27 (número 01, de jan./jun. 2023) da Ipotesi - Revista de Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, da Universidade Federal de Juiz de Fora (Minas Gerais, Brasil), espera receber contribuições de artigos acadêmicos que discutam a obra de J.R.R. Tolkien, em especial a partir das teorias dos “mundos possíveis” em diálogo com as temáticas sobre paisagens, mobilidades, alteridades e hostilidades/hospitalidades. Com tal escopo, buscamos dar visibilidade aos 50 anos de falecimento do britânico J.R.R. Tolkien, ocorrido em 02 de setembro de 1973, aproveitando esta data para refletir sobre seu legado literário. Para tal escritor-construtor de Arda e da Terra Média, as narrativas históricas e de aventuras precisam se apoiar em uma geografia possível (CLUTE e GRANT, 1999; FERRÉ, e FRÉDERIC, 2019), com suas paisagens topofílicas e topofóbicas (TUAN, 1980). Este mundo erguido pela narrativa deve estar povoado por diversos seres que se articulam em torno de linguagens e sociabilidades próprias, logo, quando postos em deslocamentos para cumprir uma missão, os representantes de tais povos devem conviver e desafiar as múltiplas alteridades com as quais se deparam, pedindo acolhidas ou enfrentando as hostilidades. Ainda para Tolkien, enquanto um toque pessoal, a “marca especial de féeria” seria a presença de dragões (TOLKIEN, 2020 [1964], p. 51).

A chamada visa contemplar tais possibilidades temáticas elencadas abaixo, sem, todavia, restringir-se a elas:

  • Legados e influências de J.R.R. Tolkien na literatura de fantasia contemporânea.
  • Construção de mundos possíveis/secundários: geografias, historicidades e alteridades imaginativas.
  • Discursos do paratexto na literatura de fantasia (e.g. performance autoral, manuscritos perdidos/encontrados e traduzidos etc.).
  • Mobilidades, viagens e jornadas na literatura de fantasia de J.R.R. Tolkien.
  • Paisagens de Topofilia e Topofobia em Arda (mais especificamente a Terra Média).
  • Rituais de Hospitalidade e Hostilidade em Arda (mais especificamente a Terra Média).
  • Mundos secundários como metáforas que nos ajudam a refletir e compreender o mundo concreto/primário onde vivemos.
  • Transposição do mundo secundário do Legendarium para o real e concreto (e.g. o turismo literário e cinematográfico etc.).

 

A revista IPOTESI também possui a seção "Outros Textos" (com artigos que não são contemplados pelo tema do Dossiê, mas que possuem relevância na área dos Estudos Literários). Aceita-se textos em português, castelhano, francês, inglês e italiano. 

 

Organizadores do número: Prof. Dr. Humberto Fois Braga (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Prof. Dr. Guilherme A. P. Malta (Universidade Federal de Juiz de Fora).

 

 

ENVIO DE TEXTOS (Artigos, Traduções, Resenhas e Criação Artística) PRORROGADO ATÉ 30 DE ABRIL DE 2023.

Recebimento de textos pela Plataforma OJS: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ipotesi