Avaliação da qualidade no atendimento aos clientes das clínicas de Radiologia Odontológica: uma visão do empresário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2019.v45.25670

Palavras-chave:

Radiologia, Controle de qualidade, Serviços de saúde.

Resumo

Introdução: As clínicas de radiologia são prestadoras de serviços que realizam exames por imagem odontológicos e seus proprietários devem se preocupar com a qualidade dos serviços prestados. Objetivo: Avaliar, por meio da percepção do empresário, a qualidade no atendimento prestado aos clientes das clínicas de radiologia odontológica da cidade de Juiz de Fora (Minas Gerais, Brasil). Material e Métodos: Foi aplicado um questionário estruturado, desenvolvido para avaliar a autopercepção do empresário quanto à qualidade no atendimento. Esse instrumento possuia 24 questões, incluindo os seguintes tópicos: dados gerais, infraestrutura, recursos humanos, biossegurança e radioproteção, logística, estratégia de marketing e avaliação dos clientes. Resultados: Cerca de 90% das clínicas aceitaram responder o questionário. Pode-se observar que o tempo de mercado das clínicas é bastante variável (um a 27 anos) e, em relação à formação dos seus gestores, apenas dois (25%) eram administradores de empresa. Quando questionados sobre se seus atendentes receberam algum tipo de capacitação, seis (75%) clínicas responderam que sim, mas que se tratou apenas de treinamento interno. Seis (75%) clínicas afirmaram que os pacientes aguardavam no máximo 10 minutos para serem atendidos e que cumpriam o prazo de entrega dos exames e laudos. Em relação ao marketing, o contato telefônico, a internet e as redes sociais foram as estratégias mais frequentes das clínicas participantes. Conclusão: Pode-se concluir que as clínicas de radiologia são geridas, na maioria das vezes, por profissionais que não possuem formação em administração, mas que se preocupam em garantir um atendimento de qualidade.

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Biografia do Autor

Karina Lopes Devito, UFJF

Possui graduação pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Radiologia Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua na área de Radiologia Odontológica, desenpenhando atividades docentes na graduação e pós-graduação stricto sensu (Mestrado em Clínica Odontológica da Faculdade de Odontologia da UFJF).

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

1.
Caixeiro IM, Mauad LQ, Devito KL. Avaliação da qualidade no atendimento aos clientes das clínicas de Radiologia Odontológica: uma visão do empresário. HU Rev [Internet]. 1º de agosto de 2019 [citado 23º de novembro de 2024];45(1):53-8. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/25670

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