Avaliação da qualidade no atendimento aos clientes das clínicas de Radiologia Odontológica: uma visão do empresário
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-8047.2019.v45.25670Palabras clave:
Radiologia, Controle de qualidade, Serviços de saúde.Resumen
Introdução: As clínicas de radiologia são prestadoras de serviços que realizam exames por imagem odontológicos e seus proprietários devem se preocupar com a qualidade dos serviços prestados. Objetivo: Avaliar, por meio da percepção do empresário, a qualidade no atendimento prestado aos clientes das clínicas de radiologia odontológica da cidade de Juiz de Fora (Minas Gerais, Brasil). Material e Métodos: Foi aplicado um questionário estruturado, desenvolvido para avaliar a autopercepção do empresário quanto à qualidade no atendimento. Esse instrumento possuia 24 questões, incluindo os seguintes tópicos: dados gerais, infraestrutura, recursos humanos, biossegurança e radioproteção, logística, estratégia de marketing e avaliação dos clientes. Resultados: Cerca de 90% das clínicas aceitaram responder o questionário. Pode-se observar que o tempo de mercado das clínicas é bastante variável (um a 27 anos) e, em relação à formação dos seus gestores, apenas dois (25%) eram administradores de empresa. Quando questionados sobre se seus atendentes receberam algum tipo de capacitação, seis (75%) clínicas responderam que sim, mas que se tratou apenas de treinamento interno. Seis (75%) clínicas afirmaram que os pacientes aguardavam no máximo 10 minutos para serem atendidos e que cumpriam o prazo de entrega dos exames e laudos. Em relação ao marketing, o contato telefônico, a internet e as redes sociais foram as estratégias mais frequentes das clínicas participantes. Conclusão: Pode-se concluir que as clínicas de radiologia são geridas, na maioria das vezes, por profissionais que não possuem formação em administração, mas que se preocupam em garantir um atendimento de qualidade.
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